Connect with us

Geral

Reconstrução de ponte sobre o rio Capivari na divisa entre Campinas e Monte Mor está na reta final

rio Capivari

A reconstrução da ponte sobre o rio Capivari na rodovia municipal CAM-268, na divisa entre os municípios de Campinas e Monte Mor, chega à reta final das obras. A ponte foi danificada pelas fortes chuvas de janeiro passado. Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, representantes da Prefeitura de Campinas e da empresa responsável pela recuperação da estrutura, participaram do plantio de 400 mudas de árvores nativas nas margens da cabeceira da ponte.

Com investimento de mais de R$ 5 milhões, sob gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) de Campinas, a empresa Gimma Engenharia executou a limpeza do local, fez a contenção das fundações das cabeceiras, recuperou a cabeceira e as estacas rompidas entre outros serviços necessários para garantir a segurança e estabilidade da estrutura.

O plantio das mudas nativas, iniciativa da empresa, visa recuperar a mata da beira rio que também foi atingida pela inundação do início deste ano.

Advertisement

O secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, explicou que a reconstrução dessa ponte exigiu um trabalho muito grande, porque embora a estrutura não tenha cedido, foi necessário fazer toda a recuperação estrutural, que apresentava muitas trincas, e várias estacas comprometidas foram substituídas. “Refizemos todo o tabuleiro da ponte e as lajes de aproximação dos dois lados, além dos guarda-corpos e passagem para pedestres”, contou.

De acordo com Barreiro, a solução adotada para a contenção de talude foi o “colchão reno”, indicado para locais que têm volume elevado de água para evitar desmoronamentos. “Optamos pelo colchão reno porque na época das chuvas, o rio Capivari fica muito volumoso. A proteção usada nas duas cabeceiras, dos dois lados da ponte, para evitar que tenhamos problemas como o que ocorreu nas chuvas de janeiro”, ressaltou.

A ponte será aberta ao tráfego de automóveis assim que os técnicos da Seinfra façam a vistoria final da obra.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare