Geral

Projeto sobre Comunicação e Cultura promove oficinas gratuitas e oferece bolsa-auxílio aos participantes

Se nesse mundo em rede, comunicação e cultura abrem portas de oportunidades por meio do diálogo e da reflexão, o projeto Comunica: potencializando culturas locais chega a Campinas com todo fôlego. O projeto consiste na realização de oficinas com conteúdos diversos, que transitam entre a escrita criativa aos meios digitais, para um público de 30 participantes, que receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1200,00 ao longo do projeto.

Comunica: potencializando culturas locais é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. A coordenação geral é da Associação Cultural Nonada Jornalismo, com produção executiva de Amora Produções Culturais, apoio do Instituto Redenção, e patrocínio da empresa John Deere.

Projeto

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para nove oficinas gratuitas, que acontecerão entre setembro e outubro deste ano, na área de produção e comunicação cultural.  As atividades são destinadas a agentes culturais, líderes comunitários, integrantes de coletivos produtores, artistas, professores, estudantes de Ensino Médio e interessados em aprender sobre a comunicação cultural.

O objetivo dessa trilha formativa é gerar oportunidade de emprego e renda por meio de projetos sociais. Os 30 participantes que tiverem pelo menos 75% de presença receberão a bolsa-auxílio.

Inscrições

As inscrições permanecerão abertas de 25 de agosto até 8 de setembro de 2023 no link nonada.com.br/comunica.

A seleção se dará por ordem de inscrição, com reserva de 50% das vagas para mulheres cis e trans, homens trans, travestis e não-bináries.

As oficinas, todas presenciais, serão realizadas no Instituto Redenção, no Jardim Irmãos Sigrist, em Campinas. Ao fim das atividades, a turma vai realizar um documentário sobre cultura em conjunto com uma produtora de Campinas. O filme será exibido em praça pública. Os selecionados também participarão da produção de uma revista que está sendo construída coletivamente com integrantes da Nonada e integrará os participantes da oficina nessa criação, tendo distribuição gratuita. O projeto contempla ainda uma oficina virtual sobre estratégias de criação de projetos culturais.

“Acreditamos que esse projeto pode ajudar a florescer novas iniciativas voltadas para divulgar a cultura local em toda sua diversidade e assim gerar renda para os participantes. Escolhemos Campinas em razão da potencialidade cultural que a cidade oferece.”, afirma Thaís Seganfredo, coordenadora do projeto.

Quando ocorre o projeto?

Em duas etapas:

O curso de comunicação cultural, entre 18 de setembro e 1 de outubro; e as atividades práticas de 2 a 15 de outubro. Precisa ter disponibilidade para participar de oficinas no turno da noite. Os encontros ocorrem entre segunda e quinta-feira, no Instituto Redenção (R. Palmeira Imperial, 273 – Jardim Irmãos Sigrist, Campinas – SP).

Já as atividades práticas terão horário flexível. Nesta etapa, a turma vai realizar um documentário e participar de uma revista de cultura.

Conheça os temas e as datas de cada oficina:

18/09 – Conceitos básicos de comunicação e jornalismo cultural

19/09 – Escrita criativa: histórias de vida

20/09 – Mapa afetivo: identificando pautas culturais na comunidade

21/09 – Diversidade cultural e direitos humanos

25/09 – Saindo da caixa: formas criativas de distribuição

26/09 – Produção Cultural

27/09 – Oralidade e expressão

28/09 – Cultura digital acessível

01/10 – Introdução ao audiovisual

De 02/10 a 15/10 – atividades práticas (produção do documentário e da revista)

SERVIÇO

O que: Inscrições para o projeto Comunica: potencializando culturas locais

Quando:  25 de agosto a 8 de setembro de 2023

Link para inscrições:

nonada.com.br/comunica

instagram.com/nonadajornalismo (link na bio)

Local das atividades: Instituto Redenção – R. Palmeira Imperial, 273 – Jardim Irmãos Sigrist, Campinas – SP

Número de vagas: 30

Para mais informações: (51) 982.111.861

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock