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Primeiras obras do Corredor BRT Ouro Verde começam na segunda-feira, 23

Na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, começam as primeiras obras físicas de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. As obras ficam concentradas na Avenida Ruy Rodriguez. Elas envolvem a construção da Estação de Transferência Santa Lúcia, na região em frente ao Hipermercado Extra Amoreiras, e a construção de uma ponte sobre o rio Capivari, no entroncamento com a Rua Antônia Ceregatti Albieri.

 

 

 

As duas obras estão dentro do trecho 2 do Lote 4 do BRT campineiro. O Lote 4 compreende os trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, fazendo a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova. São 9,8 km de extensão. O responsável pelo Lote 4, que tem valor total de R$ 104,9 milhões, é o Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana).

 

 

 

Serão as primeiras obras do BRT campineiro que envolvem bloqueio viário constante. Até agora, as obras do Corredor Campo Grande e Corredor Perimetral estão concentradas no antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

 

 

As duas obras físicas do BRT Ouro Verde serão realizadas em paralelo, com duas frentes de trabalho. A primeira frente ficará concentrada no corredor de ônibus da Avenida Ruy Rodriguez, em frente ao hipermercado Extra. A área de obras tem 340 metros lineares, onde será construída a futura Estação Santa Lúcia. O trecho total de obras tem 1,6 km.

 

 

 

No local serão colocados tapumes para impedir a circulação de pedestres. Os ônibus que passam pelo corredor, tanto no sentido Centro – bairro, como também no sentido bairro – Centro, serão desviados para as vias marginais. 

 

 

 

Ao todo são 13 linhas afetadas. São elas: 116; 118; 121; 125; 130; 131; 132; 133; 134; 136; 140; 141; e 142. A frota de veículos é de 101 ônibus. Elas transportam em torno de 62,3 mil passageiros por dia. Será desativado um ponto de parada em cada sentido; e posicionado na marginal, no mesmo sentido do ponto tradicional.

 

 

 

A outra obra ocorre no entroncamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Antônia Ceregatti Albieri. No local será construída uma ponte sobre o rio Capivari, no sentido Centro – bairro. Ao lado, já existe uma ponte, que será duplicada. Essa obra não afeta diretamente o viário, pois será realizada em trecho sem pavimentação.

 

 

 

Medidas operacionais

 

A Emdec programou diversas medidas operacionais para minimizar os impactos na circulação viária, na região. Logo nas primeiras horas de segunda-feira, 23, será realizada a reserva de vagas nas marginais da Avenida Ruy Rodriguez. Durante o dia serão implantadas as placas de aviso de obra e de indicação dos desvios.

 

 

 

Na terça-feira, 24, após as 10h, será realizada a interdição do trecho que receberá as obras da Estação Santa Lúcia. Com isso, os ônibus que circulam pelo corredor serão desviados para as marginais. Haverá a colocação de tapumes no entorno do local de obras.

 

 

 

A rota normal na região de obras tem 3,56 km de extensão. Como rota alternativa, a Emdec programou desvio, no sentido bairro – Centro, pelas vias: Antônia Ceregatti Albieri, Maria Anna Cremasca Levantesi, Amoreiras, João Batista Alves da Silva Telles, Fausto Elisiário Ciribelli, Nelly Bontore e novamente a Amoreiras. Esse caminho é pelo interior dos bairros que circundam a Ruy Rodriguez, com passagem ao lado do chamado “Tancredão”. No sentido inverso, Centro – bairro, a rota também é a inversa.

 

 

 

A rota de desvio tem 5,06 km. A Emdec também irá proibir o estacionamento e a parada de veículos nas marginais de Avenida Ruy Rodriguez, como forma de proporcionar maior fluidez ao tráfego. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec irão circular pela região, monitorando o trânsito.

 

 

 

A Avenida Ruy Rodriguez tem uma circulação média diária de 42,9 mil veículos.

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