Geral

Primavera 2023 chega sob forte influência do El Niño, temperaturas altas e poucas chuvas

A primavera 2023 chega neste sábado (23), no entanto, o que os brasileiros podem esperar é uma estação que se desenrolará sob a forte influência do fenômeno El Niño, algo ainda mais severo que em 2015. No fim do inverno, o El Niño já apresentava uma intensidade moderada a forte, e à medida que a primavera se desenrola, espera-se que ele se intensifique ainda mais.

De acordo com especialistas, a maior parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil podem esperar uma primavera com precipitações abaixo ou muito abaixo da média histórica. No entanto, algumas áreas mais ao sul dessas regiões, particularmente no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, podem experimentar estações com precipitação próxima ou até acima da média.

A previsão meteorológica também alerta para episódios isolados de precipitação volumosa em curtos intervalos de tempo, muitas vezes associados a sistemas convectivos, que podem contribuir para que algumas áreas do Centro-Oeste e Sudeste tenham chuvas acima da média, embora esses eventos devam ser relativamente escassos.

Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas são muito quentes com possibilidade de ondas de calor e marcas perto ou acima de 40ºC.

Fonte: MetSul

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock