Prefeitura lança plataforma de atendimento virtual “Minha Saúde” para pacientes do SUS
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A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde lançou na noite de quinta-feira (18) a plataforma digital Minha Saúde, que oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br em ícone no canto inferior direito.
O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado, explana.
A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Os dois serviços passaram por um período de testes por cerca de um mês e nesta quinta-feira (18) o Minha Saúde foi disponibilizado no site da prefeitura.
TELEATENDIMENTO COVID-19
O morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o Minha Saúde – Teleatentimento Covid-19, e fazer uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade o paciente passará para o atendimento médico online. Para isso é necessário ativar a câmera e microfone do dispositivo (celular ou computador).
A Secretaria de Saúde montou uma equipe de médicos que estará disponível para as consultas online diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h30 às 22h30. O médico dará todas as orientações necessárias, sendo elas os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.
No período de 26 de maio a 21 de junho, 364 pessoas utilizaram o teleatendimento para Covid-19. Desse total, 224 passaram pelo atendimento médico online e as demais 140, apresentaram sintomas leves e receberam as orientações devidas de cuidados com a saúde, sem sair de casa, ou seja, 38% dos atendimentos foram sanados sem a necessidade de consulta médica.
Vale lembrar que a Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para tirar dúvidas com relação a diversos assuntos pertinentes à Secretaria de Saúde. O WhatsApp da Saúde é o (19) 9 9779-3856.
TELECONSULTA ESPECIALISTA
Dentro da plataforma Minha Saúde a Prefeitura está disponibilizando também a Teleconsulta Especialista, via chamada de vídeo, proporcionando acesso ao especialista, oferecendo consultas para os pacientes que já possuem encaminhamentos. Garantindo consulta médica com segurança, no conforto de sua casa
O sistema, já implantado, está em fase de adaptação. Os pacientes selecionados para o atendimento on-line são triados pela equipe técnica da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Até o momento já foram realizados atendimentos de dermatologia, neurologia, vascular, urologia, hematologia, cardiologia e reumatologia. Caso o médico identifique a necessidade de atendimento presencial, automaticamente será agendado.
A equipe de regulação é a responsável para entrar em contato com o paciente, confirmando se ele tem acesso a internet e e-mail. Será então realizado o agendamento da consulta e o paciente receberá um link por e-mail ou WhatsApp. Caso a consulta seja realizada por celular ou tablet, é necessário que o paciente baixe o aplicativo Jitsi Meet, através do Google Play em aparelhos Android ou pela App Store, no caso de Iphone ou Tablet. Na data e horário marcados o paciente deverá acessar o link enviado pela Secretaria de Saúde.