Prefeitura lança PCM para pavimentação de ruas em bairros da Zona Norte da cidade
Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Obras e Vias Públicas, fez o lançamento do PCM (Plano Comunitário de Melhorias) de asfalto de 21 loteamentos localizados na zona norte da cidade. O projeto foi apresentado aos proprietários de imóveis da região durante reunião realizada terça-feira (02), no Centro Esportivo do Jardim Carlos Aldrovandi. Para a obra será necessário a adesão de 70% dos moradores. Os interessados em aderir ao Plano precisam assinar a carta de intenção que já está disponibilizada no atendimento da Secretaria da Fazenda, localizada no Paço Municipal, até o dia 06 de maio. O atendimento é das 8h às 17h.
Pelo projeto desenvolvido pela Secretaria de Obras, a pavimentação asfáltica dos loteamentos envolverá mais de 17.500 metros lineares de galerias pluviais e 194 mil metros quadrados de asfalto. A obra contemplará os serviços de terraplenagem, drenagem de águas pluviais, guias e sarjetas, pavimentação asfáltica e sinalização.
Durante a reunião, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) conversou com os moradores sobre o processo legal para a pavimentação do bairro e todo o esforço que a Administração Municipal está fazendo para conseguir trazer melhorias para a região. Conseguimos recursos do Programa Reágua, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, para a implantação do sistema de esgotamento sanitário aqui, nos bairros da zona norte, e fizemos a obra sem custo nenhum para vocês. Essa obra beneficiou mais de 2.300 imóveis, lembrou. Também trabalhamos por recursos para o asfalto desses bairros, mas isso não foi possível. Sabemos do desejo de muitos de vocês para que o projeto de pavimentação seja executado, por isso a decisão de fazer a obra por meio de PCM, justificou.
O secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton de Oliveira Lima, o Dothe, explicou aos presentes os detalhes técnicos da obra e tudo o que ela envolve, e também respondeu dúvidas da população.
Quem compareceu ao encontro teve a oportunidade de já assinar a carta de intenção para a obra no local. É importante esclarecer que a declaração tem o caráter de pesquisa, afim de apontar o percentual de interessados, e não obriga o proprietário contratar ou aderir ao PCM neste momento. Caso for constatado 70% de adesão quando essa pesquisa for concluída, um novo levantamento dentro da área de abrangência do plano deverá ser formalizado com os proprietários dos imóveis. Esse levantamento será feito diretamente com a empresa vencedora da licitação que posteriormente será aberta pela Prefeitura Municipal para implantação do Plano e execução das obras.
O PCM da zona norte da cidade beneficiará 2.317 imóveis divididos em 21 loteamentos: Parque Presidente; Recreio Campestre Viracopos Glebas 1, 2 e 3; Recreio Campestre Aldrovandia; Aldrovandia Gleba 2; Parque das Bandeiras glebas 1 e 2; Recreio Campestre Internacional Viracopos Glebas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10; Chácaras Viracopos; Morro Torto; Parque Aristocrático de Viracopos e Parque Nacional de Viracopos.
Os secretários de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni; de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias da Silva; de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens de Oliveira; e a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, doutora Graziela Milani, também participaram da reunião com os moradores.