Prefeitura dá início a projeto de arborização no Campo Grande
Neste 21 de setembro, quarta-feira, Dia da Árvore, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, iniciou o projeto de arborização no Campo Grande, pelo qual serão plantadas 5 mil mudas de árvores, de mais de 50 espécies, em 15 bairros do distrito. O objetivo é ampliar a arborização viária na região, que conta com apenas 30% de árvores em relação ao potencial que possui. As primeiras mudas foram plantadas nesta manhã, em frente ao Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença 1.
As mudas foram doadas pela CPFL Paulista, que tem o projeto Arborização + Segura. As árvores serão plantadas em calçadas, pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EMEF/EJA) Padre Leão Vallerie, do Parque Valença, levou 23 alunos, do 1º ao 5º ano, para participar do plantio de mudas.
“Uma ação destas é muito importante. Destas 5 mil mudas, destaco o pau-brasil, que quase acabou na época do descobrimento do Brasil, e os ipês, que tem várias cores. São árvores nativas, que vão tornar o distrito mais arborizado. Campinas é bem arborizada, mas é preciso distribuir melhor. As árvores foram previamente escolhidas e os locais estão sendo selecionados para que sejam adequadas à infraestrutura, como as calçadas e a rede elétrica”, disse o prefeito Dário Saadi.
“Será feito um trabalho de arborização nas calçadas de todos esses bairros do distrito, onde há uma deficiência de arborização. Por meio deste projeto, será feito o plantio de 5 mil árvores nativas da flora brasileira”, explicou o secretário Ernesto Paulella, que completou sobre a importância de plantar árvores, porque diminuem em até três graus a temperatura do ambiente, permitem a drenagem da água da chuva, alimentando os aquíferos; servem como filtros, porque capturam gás metano e gás carbônico, que são nocivos; e ajudam a pequena fauna urbana, porque servem para abrigo, alimento e local para ninho.
Entre as mais de 50 espécies de árvores que serão plantadas estão ipês (toda a família – branco, rosa, amarelo, entre outros), jequitibá, copaíba, jatobá, magnólia, jacarandá, jerivá, pau-brasil, peroba rosa e muitas outras. As mudas têm entre 1,5 e 2 metros de altura.
Pedro César de Aro, gerente de Serviços Comerciais da CPFL, destacou a importância de fazer o plantio de árvores de forma planejada. “Hoje é Dia da Árvore, estamos muito felizes com esta parceria. Vamos embelezar ainda mais a cidade, com espécies adequadas à infraestrutura urbana”, disse.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, explicou que o plantio de mais árvores é fundamental para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, por exemplo. “Isso é o futuro. E as crianças estão aprendendo a ter consciência sobre o meio ambiente”, disse.
O plantio será feito nos bairros Parque Valença 1 e 2; Jardim Nova Esperança; Jardim Santa Clara; Jardim Maracanã; Jardim Novo Maracanã; Jardim Metonópolis; Jardim Lisa; Jardim Liliza; Parque Itajaí; Parque Floresta; Parque São Bento; Jardim Santa Rosa; Jardim Nova Esperança; Residencial Colina das Nascentes.
Também participaram os vereadores Marrom Cunha e Edison Ribeiro; o professor Douglas Galvão, representando o reitor da Unicamp, Antônio José Meirelles; o secretário adjunto de Serviços Públicos, Paulo Camargo; a presidente do Conselho de Meio Ambiente (Condema), Maria Helena Novaes, diretores, coordenadores e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos.