Prefeito prestigia aula inaugural do projeto ‘Geração + Conectada’
O prefeito em exercício de Campinas, Wanderley Almeida, cumprimentou na manhã desta segunda-feira, dia 4, os 35 idosos matriculados no “Projeto geração + Conectada”.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas e visa habilitar pessoas com mais de 60 anos a mexer em celulares.
“Precisamos promover a inclusão digital de nossos idosos, pois grande parte das atividades do cotidiano, inclusive a oferta de serviços públicos, se realiza pelo meio digital”, afirmou Wanderley Almeida.
“Esse projeto nasceu de uma parceria entre as coordenadorias Setoriais de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e a de Políticas para a Juventude, unindo-as em propósito tão importante. Como sempre costumo dizer, política pública se faz com parceria e creio que ações conjuntas como essa auxiliam o poder público a servir melhor a população.
O projeto “Geração + Conectada” ensina aplicações de smartphone básico, aplicações sem internet, configurações de acesso à internet, e redes sociais e aplicativos de serviços públicos. Todo o material, exceto o aparelho celular, é oferecido pela prefeitura de Campinas.
Seu objetivo é ampliar a integração da população 60+ ao mundo digital. Uma das grandes dificuldades dos idosos é se familiarizar com as tecnologias da informação. Isso levou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas a criar esse projeto, ensinando-os a fazer solicitações, transmitir mensagens e utilizar os serviços públicos disponíveis no celular, ampliando a eficiência e o alcance das políticas públicas desta população.