Prefeito participa de recepção dos novos alunos da Academia da GM
O prefeito Dário Saadi participou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de março, da cerimônia de recepção aos novos alunos da Academia da Guarda Municipal de Campinas Ruyrillo de Magalhães. São 134 homens e mulheres que começam hoje o curso de formação de agentes de segurança da corporação. Eles são das cidades de Campinas, de Holambra, Indaiatuba, Lindóia, Olímpia, Pinhalzinho, Potirendaba, Santo Antônio de Posse e Serra Negra.
O prefeito ressaltou a importância deste período de treinamento e da relevância do papel da Guarda Municipal na sociedade. “Vocês entram aqui como aspirantes a guardas municipais e, daqui a seis meses, sairão pessoas melhores, pessoas preparadas que vão enfrentar situações complexas. Por isso, é fundamental o preparo, o treinamento e a qualificação”, falou o prefeito. “Agredeço também aos comandantes das guardas municipais e prefeitos dos outros municípios pela confiança no treinamento de seus futuros agentes na nossa Academia”, completou. O prefeito lembrou ainda do papel de destaque da Guarda Municipal de Campinas durante a pandemia, com operações para coibir e dispersar festas clandestinas.
O Curso de Formação tem duração de seis meses e é voltado para que os alunos adquiram conhecimentos práticos e teóricos necessários para sua missão como agente de segurança pública. A formação tem ênfase também em questões sociais e humanitárias.
As aulas começam hoje e vão até dia 6 de outubro, com uma carga horária de mil horas/aula. Os alunos terão disciplinas que abordam conhecimentos jurídicos, técnicas profissionais, ética, direitos humanos, princípios morais e interação com a comunidade, condicionamento físico, armamento, munição e tiro, entre outras.
Os instrutores são guardas municipais da corporação campineira e também especialistas em outras áreas de conhecimento que tenham formação acadêmica no assunto que vão ministrar.
Quando os alunos se formarem, eles já estarão aptos às atividades operacionais da guarda municipal e já poderão ir para rua atuar pela segurança pública em defesa da população.
A Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, deu as boas-vindas aos alunos. “A Guarda Municipal de Campinas é muito demandada na nossa cidade, típica da grande metrópole e os senhores serão bem vindos ao ingressar de fato na família azul marinho. Ser guarda municipal é uma missão muito valorosa, os senhores ajudarão pessoas das mais diversas classes e inserção social de diferentes meios, pessoas que passarão por problemas graves e que confiarão nos senhores para defender suas vidas. Então, aproveitem ao máximo o treinamento e as instruções, porque os senhores vão precisar de toda a capacitação técnica e teórica na rua para cuidar da população”, relatou ela.
Em 25 anos, esta é a 13ª Turma de GMs campineiros.
Participaram ainda da cerimônia o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, o vereador Major Jaime e autoridades e comandantes das guardas municipais dos municípios cujos alunos também fazem parte do curso de formação que começa hoje.
Academia
O curso de formação na Academia é a 8ª e última etapa para o candidato que foi aprovado em concurso público se tornar guarda municipal. Os candidatos passaram por prova objetiva, exame antropométrico, prova de aptidão física, avaliação psicológica para o perfil do cargo, exame médico e pesquisa social. Os aprovados em todas essas etapas farão a avaliação psicológica para porte de armas. Por último, antes da nomeação como servidores, os aprovados devem fazer o curso de formação, que também é eliminatório.
A Academia da GMC é referência nacional na formação de agentes de segurança pública e a matriz curricular é reconhecida pelo Ministério da Justiça.