Connect with us

Geral

Pode faltar água em parte de Campinas devido a manutenção da Sanasa

sanasa_obra

A Sanasa vai realizar manutenção nos quadros de energia, disjuntores e cabos de média tensão e instalar novos para-raios na estação de captação de água localizada no Rio Atibaia, na quinta-feira, 2. O objetivo é melhorar o desempenho da unidade e já deixá-la preparada para atender a 6ª adutora que vai ficar pronta no ano que vem (ARA 6 – adutora de recalque de água bruta). Para a execução do serviço, a captação de água será paralisada das 4h às 8h, ou seja, não haverá produção durante esse período, já que com a paralisação da captação todas as estações de tratamento de água (ETAs) também deixarão de funcionar.

Atualmente, a unidade conta com duas adutoras (ARAs 4 e 5) que transportam a água bruta do rio diretamente para as ETAs 3 e 4, por cerca de 3 km. Estão em andamento, na estrada de Sousas, obras para a instalação da ARA 6. Outras três adutoras (ARAs 1,2 e 3) atendem as ETAS 1 e 2. Para levar a água da captação para as ETAs, existe um complexo de bombas que funciona 24 horas, todos os dias e que consome um volume massivo de energia elétrica e, para que todo esse sistema esteja em pleno funcionamento, manutenções periódicas são necessárias. 

Para continuar atendendo a população de Campinas, os 73 reservatórios da Sanasa estarão operando com a capacidade máxima, mas é importante economizar água. Evite lavar carros, quintais e calçadas.

Advertisement

A Sanasa solicita aos moradores que consumam água de forma consciente, especialmente no horário em que as obras estiverem em execução. A companhia ressalta que imóveis que possuem caixa d’água obrigatória para ao menos 24 horas de reservação, como determina o artigo 41 da resolução 145/2016, da ARES-PCJ, não devem sentir os efeitos da interrupção. Já para aqueles que ainda não estão de acordo com a determinação, a Sanasa recomenda que se faça a reserva antecipada de água, porém, destaca que caixas devem permanecer com tela e fechadas para evitar que se tornem criadouros do mosquito da dengue.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare