Connect with us

Eventos

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

Orquesta Anelo

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no CEU Florence em Campinas no dia 30 de setembro, às 11h. O evento marca o encerramento do mês de Música e Meio Ambiente promovido pelo Instituto Anelo desde o dia 2 de setembro. No mesmo dia, a comunidade também poderá participar do plantio de 30 árvores nativas em diferentes pontos do CEU Florence, a partir de 9h, com o facilitador Aparecido David. As atividades são abertas ao público.

O repertório da Orquestra Anelo contará com uma seleção de clássicos da música brasileira mesclada com composições autorais da orquestra. Um dos destaques é a canção Vento no Canavial, de João Donato e Lisyas Ênio, que será uma homenagem ao compositor, mestre da Bossa Nova e MPB, João Donato, que faleceu recentemente.

Os 19 instrumentistas da Orquestra Anelo também interpretam as canções Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant; Conversa de Botequim, de Noel Rosa e Vadico; Valsa de uma Cidade, de Antonio Maria e Ismael Netto; e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso. Entre as composições autorais estão Garbosa e Sambo Sim, de Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo, e Sem Perder Tempo, do saxofonista Marcelo Louback.

Advertisement

Ações uniram a prática musical e a educação socioambiental

O Instituto Anelo realizou diferentes ações ao longo de setembro. A iniciativa visou contextualizar os participantes sobre a questão da mudança climática, analisar as condições socioambientais do território de vivência dos adolescentes e jovens e propiciar a reflexão sobre o papel da música na mobilização da agenda socioambiental. 

Cerca de 200 pessoas da comunidade participaram das diferentes atividades da programação do mês de Música e Meio Ambiente, que contou com apresentação da Rádio Sucata com o show Reciclando a MPB, oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, oficinas de composição musical, oficina de horta e compostagem, palestra e também uma roda de conversa sobre meio ambiente e o impacto socioambiental e até a construção de parquinho infantil com pneus velhos.

Advertisement

“Nossa proposta foi unir a música e conscientização ambiental, utilizando a capacidade de comunicação e sensibilização das práticas musicais para reforçar a reflexão sobre temáticas tão fundamentais e atuais, ao mesmo tempo em que as atividades convidaram a pensar no meio ambiente ou na sustentabilidade ambiental como matéria-prima e inspiração para o fazer musical”, completou Fernando Meloni, coordenador do projeto. 

Patrocínio

O Mês da Música e do Meio Ambiente, no Instituto Anelo, é uma ação patrocinada pela Flex Foundation, uma organização privada que concede doações a iniciativas filantrópicas apoiadas pela Flex. 

Advertisement

Fundada em 2002, a fundação apóia e promove mudanças positivas nas comunidades onde a Flex, seus clientes, fornecedores e parceiros operam globalmente. A estratégia de doações e voluntariado da Flex Foundation está alinhada com quatro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, abrangendo boa saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis e ação climática.

Instituto Anelo 

O Instituto Anelo é uma associação civil, sem fins lucrativos, formalmente constituída em maio de 2000, a partir do trabalho iniciado por jovens da comunidade do Jardim Florence I, distrito do Campo Grande, município de Campinas, São Paulo, Brasil, em 1997.

Advertisement

Instalado em uma área distante do centro da cidade com graves problemas de estrutura urbana e grande população de baixa renda, onde as oportunidades de acesso à cultura e lazer são muito escassas, oferece educação musical para crianças, adolescentes e adultos que moram nos bairros da região, com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento pessoal, social e cultural por meio da arte.

Desde a sua fundação, a organização já impactou mais de 10 mil pessoas, com aulas de música, acesso à cultura e formação de público. Em 2023, só no primeiro semestre a entidade somou 932 alunos matriculados. 

Programação do encerramento do Mês da Música e Meio Ambiente

Advertisement

30 de setembro de 2023 (sábado)

  • 9h – Plantio de árvores nativas – CEU Florence

            Facilitador: Aparecido David

Público: Livre

            Duração:  2h

Advertisement

            Local CEU Florence

  • 11h – Apresentação musical – Orquestra Anelo 

            Público: Livre 

            Duração:  1h

            Local CEU FLORENCE

Advertisement

Local: CEU Florence

Rua Lasar Segal, 110 – Jardim Florence 1 – Campinas – SP

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare