Geral

Operação “Placa Escura” na Lix da Cunha resulta em 112 autuações

A avenida Lix da Cunha recebeu a 12ª edição da operação de fiscalização “Placa Escura”, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM), nesta segunda-feira, 4 de setembro. Foram 70 veículos abordados e 112 autuações, aplicadas a 104 motocicletas e oito automóveis.  

Cinco motocicletas foram recolhidas ao Pátio Municipal. Foram abordadas 57 motocicletas, 12 carros e um ônibus. A ação aconteceu das 15h às 16h30, após a Estação de Transferência Anhanguera, no sentido Centro – bairro. É a primeira “Placa Escura” realizada pela Emdec na avenida, desde a intensificação da operação, em julho.  

A “Placa Escura” busca identificar motociclistas que encobrem as placas ao passar pelos pontos anteriores com equipamentos de fiscalização eletrônica ou que realizam algum tipo de adulteração. Os agentes da Emdec também observam outras infrações ao Código de Trânsito, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta. 

Os profissionais da Guarda Municipal realizam as verificações sob o aspecto criminal – veículos com pendência judicial ou produtos de crime, condutores em situação judicial irregular. Ao todo, a GM abordou 67 homens e 17 mulheres.  

O gerente da área de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Claudionir Thomas de Sá, destacou que “notamos que as ‘Placas Escuras’ estão resultando na redução desse tipo de comportamento. A ideia é intensificar as operações de fiscalização gradativamente, inibindo outras infrações, tais como adulteração de escapamentos”, disse. “O intuito final é a segurança viária e a prevenção de acidentes”, completou.    

“A intenção é tirar de circulação veículos em condições irregulares, inibir e disciplinar os demais condutores para que transitem de acordo com a legislação”, destacou o Subcomandante da Guarda Municipal de Campinas, Edílson da Silva.  

Fiscalização do transporte  

A 12ª edição também foi a primeira que contemplou a fiscalização conjunta do trânsito e do transporte de interesse público (táxi, fretado e por aplicativo). Os agentes da Emdec verificaram a documentação para o exercício de atividade remunerada, realização do curso para transporte de passageiros e condições do veículo. Foram vistoriados um táxi, um veículo de transporte por aplicativo e dois ônibus fretados.  

Histórico 

Desde o final de julho, a Emdec realizou 12 operações “Placa Escura”, totalizando quase 766 abordagens e mais de 1,1 mil autuações. Confira o histórico das operações, por local.  

– Avenida John Boyd Dunlop: cinco operações, 317 abordagens, 389 autuações e 32 remoções ao Pátio Municipal.  

– Avenida Ruy Rodriguez: seis operações, 379 abordagens, 655 autuações e 53 remoções ao Pátio Municipal.  

– Avenida Lix da Cunha: uma operação, 70 abordagens, 112 autuações e cinco remoções ao Pátio Municipal.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock