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Novos recursos tecnológicos são incorporados aos terminais de ônibus

om o objetivo de reduzir custos, modernizar e agilizar os serviços prestados aos usuários do transporte público coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informatizou os postos de atendimento localizados em seis terminais urbanos. No total, os espaços receberam sete equipamentos de última geração, conectados em rede, com acesso à internet e armazenamento de arquivos em nuvem (servidor on-line).
A modernização dos recursos tecnológicos foi finalizada no mês de outubro e ocorreu nos terminais Campo Grande, Central, Barão Geraldo, Ouro Verde, Padre Anchieta e Vila União. O próximo terminal a ser contemplado será o Mercado.
Até então, apenas os terminais Central e Ouro Verde contavam com equipamentos de informática, que agora foram substituídos por tecnologias de ponta. A melhoria integra o tripé inovação, simplificação de processos e redução de custos, marca da atual gestão da Emdec.
“A modernização dos equipamentos de informática tem como benefícios diretos redução de custos e agilidade no atendimento ao cidadão. Aprimorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado à população é o que nos move”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Com a total informatização dos terminais, o atendimento aos usuários se tornou mais ágil e preciso. Isso porque os agentes que atuam nos terminais passaram a acessar em rede a base de dados da empresa, assim como as informações de utilidade pública disponíveis no site da Emdec. É possível, por exemplo, consultar remotamente informações sobre o itinerário das linhas de ônibus, horários programados, tempo de ciclo e frota vinculada.
As ordens de serviço que continham informações sobre as linhas de ônibus deixam de ser impressas e passam a ser acessadas em rede. “A modernização também tem caráter sustentável, uma vez que elimina a necessidade de tramitações em papel, reduzindo custos com impressão”, completa o secretário de Transportes.
Desde o início do segundo semestre, a Emdec vem renovando os equipamentos de informática em toda a empresa, com prioridade às áreas de atendimento direto ao público. A renovação se dá por meio da prestação de serviços de locação, o que garante substituição dos recursos quando necessário, e suporte permanente.
Nos últimos cinco anos, a Emdec tem incorporado inovações aos serviços prestados à população. A gestão da empresa vem sendo realizada de modo a acompanhar as evoluções tecnológicas.
Serviços prestados
Atualmente, a Emdec conta 42 profissionais atuando nos seis terminais urbanos contemplados. Eles atuam na fiscalização da operação do transporte público, verificando o cumprimento dos horários programados e intermediando a relação entre os usuários e as empresas operadoras.
Além da fiscalização, os agentes da Mobilidade Urbana prestam informações aos usuários, auxiliam no embarque e desembarque de pessoas com necessidades especiais e apoiam eventuais ocorrências.

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