Novembro Azul: Parque D. Pedro Shopping promove ação com exames preventivos e conscientização
O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, realiza, na sexta-feira, dia 25 de novembro, uma ação em parceria com o Vera Cruz Hospital para reforçar a importância do Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata. Das 10h às 18h, no Corredor das Colinas, em frente aos bancos Itaú e Bradesco, médicos e enfermeiros farão o controle de pressão arterial e glicemia, exames preventivos importantes para a saúde do homem. O atendimento é gratuito e não precisa de agendamento.
“Com a correria do cotidiano, poucos homens lembram de fazer seus exames de rotina. A saúde masculina ainda é um tabu, e nós queremos aproveitar esse mês para conscientizar a população sobre a saúde do homem, oferecendo, além de informação, esses exames gratuitos”, explica o superintendente do shopping, Marcelo Zaffalon. O ambiente em que os atendimentos serão realizados foi desenvolvido pela Mobbly.
Segundo o médico nefrologista do Vera Cruz Hospital, Rodrigo Dias de Meira, pressão arterial elevada e diabetes, especialmente quando não controlados, fazem parte dos principais fatores de risco do mundo para infarto (acidente vascular cerebral ou derrame cerebral) e para a necessidade de hemodiálise, por exemplo. Além disso, tanto o diabetes quanto a hipertensão podem levar prejuízo à visão, função sexual e qualidade de vida como um todo.
“Atualmente, ainda recebo muitos pacientes homens no consultório que fazem questão de irem acompanhados de suas mulheres, pois, segundo eles mesmos, ‘ela é que sabe contar o que ele tem’. Ou seja, apesar de ser muito bom ir em consulta médica acompanhado de um familiar ou alguém de confiança, a saúde do homem, quando não é negligenciada, muitas vezes, acaba sendo ‘terceirizada’ para esposas, filhos, companheiros(as) etc. O que não é, de longe, o ideal, pois cada um deve ser o principal responsável pela sua própria saúde, sempre que possível. Contudo, é claro que há homens muito conscientes, com menos estigmas e que também querem se cuidar”, afirma o especialista.
De acordo com o médico, o principal fator de risco para o câncer de próstata ainda é a idade. Quanto mais velho, maior a chance de se ter câncer de próstata, em especial a partir dos 40 anos de idade. Daí também a importância do acompanhamento médico regular. Já o diabetes está associado ao risco de outros tipos de câncer, como o de fígado, pâncreas e endométrio.
“Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que aumenta a importância dos exames de detecção precoce do câncer, ou seja, o rastreio. Contudo, a realização desse rastreio não é uma ‘receita de bolo’ e deve ser discutida com o seu médico de confiança, pesando-se os riscos e benefícios, em uma decisão conjunta. Já os pacientes que apresentam sintomas, muitas vezes, se queixam de sangue na urina, sangue na ejaculação, dificuldade para urinar, perda de peso ou disfunção erétil, entre outros. Nenhum desses sintomas é, por si só, indicativo de câncer de próstata, mas todos devem ser investigados junto a um médico”, alerta o nefrologista.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 66 mil novos casos de câncer de próstata foram registrados em 2020, o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. A doença, quando descoberta na fase inicial, tem mais de 90% de chance de cura. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens comecem a realizar os exames aos 45 anos. Para aqueles com histórico familiar da enfermidade ou em homens negros, a partir dos 40 anos.
“Ainda há, no Brasil, a mentalidade de que saúde é igual à doença, ou seja, só nos preocupamos com a nossa saúde quando sofremos algo. Saúde é um ato contínuo e começa com hábitos de vida saudáveis, em especial com relação aos cuidados com alimentação, atividade física, saúde mental (cuidar do estresse, não viver somente em função do trabalho, ter momentos de lazer), além de não fumar. Tudo isso faz parte da saúde do homem e de todos, e ações como essas do Parque D. Pedro Shopping servem para nos lembrarmos disso”, finaliza o médico do Vera Cruz Hospital.