Mutirão de serviços para a mulher no Campo Grande atrai 3,5 mil pessoas
A Prefeitura de Campinas organizou na manhã deste sábado, dia 4 de dezembro, um mutirão de serviços voltados à mulher intitulado “A Praça é Delas”, na Praça da Concórdia, na região do Campo Grande. O evento atraiu 3,5 mil pessoas das 9h às 12h e marcou o encerramento da campanha 16 dias de ativismo (http://bit.ly/16diascampinas), de mobilização contra a violência de gênero.
O evento contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que elogiou a iniciativa. “É muito importante essa mobilização e o enfrentamento da violência contra a mulher. A equipe está de parabéns”, afirmou. Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, que também participou da mobilização, o evento é uma oportunidade a mais para apresentar os variados serviços da Administração Municipal. “É preciso promover os direitos da população e essa iniciativa vem ao encontro das demandas populares”, destacou. Representando a Câmara Municipal estava o vereeador Higor do Campo Grande.
O evento contou com a participação do Exército, que ajudou na organização, e da Guarda Municipal, que fez igualmente uma simulação da Sala Lilás e apresentou os cães que fazem o Show Dog. A Secretaria Municipal de Saúde levou testes rápidos de HIV, preservativos, e as equipes ficaram à disposição para esclarecimentos gerais solicitados pelo público.
“A Praça é Delas” também teve vans do CadÚnico, do Sebrae, e do atendimento da Sanasa. Houve ainda um posto de atendimento do Cpat com apoio dos jovens da Juventude Conectada, além da presença da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas. Houve ainda distribuição de hortifrutigranjeiros pelo ISA e distribuição das bonecas Baby Isa para as famílias que levaram suas crianças ao evento.
Instituído pela Lei Municipal 14.357/2012, a campanha dos 16 dias de ativismo é realizada anualmente em Campinas de 20 de novembro a 5 de dezembro. O evento é uma iniciativa internacional, lançada em 1991 pelo Instituto de Liderança Global da Mulher e apoiada pela ONU desde 2008.