Connect with us

Geral

Moto com 2 mil multas é pega em ação conjunta; valor supera R$ 640 mil

operacao-Campinas

Uma motocicleta com duas mil multas de trânsito, somando exatos R$ 644.810,82, foi apreendida pela Guarda Municipal (GM) na John Boyd Dunlop nesta terça-feira, 19 de março, em ação conjunta com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).   

O trabalho conjunto funciona assim: câmeras de monitoramento flagram veículos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. Esta informação é compartilhada com a GM que aciona a viatura mais próxima, realiza a abordagem e efetiva a apreensão do veículo que é recolhido ao Pátio Municipal. Foi o que aconteceu na John Boyd Dunlop, na região do Jardim Nova Esperança, por volta das 20h desta terça-feira, 19 de março.

A fiscalização de trânsito é feita através de blitze periódicas. Além das barreiras, os agentes da Mobilidade Urbana fazem as autuações diariamente que se somam às ações de inteligência como a da noite desta terça-feira.

Advertisement

Operação Integrada: 55 autuações

Na terça-feira, 19 de março, no período da tarde, houve uma ação de fiscalização que ocorreu na avenida Ruy Rodriguez no sentido Centro–bairro, após o viaduto da rodovia dos Bandeirantes

Aconteceram 69 abordagens (46 motocicletas, 11 automóveis, seis caminhões e seis utilitários) resultando em 55 autuações, sendo 48 aplicadas a motocicletas e sete a automóveis. Foram encaminhados 17 veículos ao Pátio Municipal (14 motos e três automóveis). Barradas na blitz, uma moto e um carro regularizaram a situação no próprio local e evitaram ser removidas.

Advertisement

Como parte das ações educativas que compõem o objetivo dessas operações de fiscalização, 63 condutores de motos e seus eventuais caronas foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras como forma de aumentar a segurança, prevenindo sinistros.

Novas formas de atuação

Nas operações integradas de fiscalização, a Emdec e as forças de segurança buscam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco ao identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Advertisement

No caso das motos, que recebem atenção diferenciada dessas operações devido seu grau de vulnerabilidade, são observadas situações como placas encobertas ou adulteradas. Na operação desta terça aconteceram sete remoções de motos em virtude do uso de escapamento adulterado.

Atualmente, as abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação. As parcerias com as corporações policiais viabilizam um enfoque sob o aspecto criminal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare