Monte Mor inicia ano letivo de 2023
Nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, a Rede de Ensino Municipal de Monte Mor retomou as aulas em suas 32 unidades, que atendem cerca de 11 mil alunos dos níveis de educação infantil ao fundamental, oferecendo, aulas em tempo integral em princípio, para duas escolas municipais, na Miguel Jalbut, no Jardim Paulista, e no Jardim Panorama, na E.M. Maria Tonin, contribuindo assim com as comunidades, de maneira positiva para as famílias, que passam a ser atendidas com a reestruturação no horário.
Projetos de complemento educacional terão continuidade neste ano letivo de 2023, como o Projeto Hora do Saber, que desenvolve um reforço escolar aos alunos. O programa de reforço, após apresentar resultados positivos na aprendizagem dos estudantes em 2022, irá continuar, porém neste ano, através de uma nova estrutura, em que cada escola terá sua quantidade de horas atribuídas aos docentes. Os anos finais, do 6° ao 9° ano, terão o reforço em Língua Portuguesa e Matemática, enquanto os anos iniciais receberão o apoio na alfabetização, auxiliando suas dificuldades.
Continua também o Projeto Futuro nas Mãos – FUNAM, em parceria há anos com a Guarda Civil Municipal, que preveni e orienta sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, seus perigos e consequências, trazendo como pauta sempre temas pertinentes de ações educativas, como cidadania nas escolas, amizade, bullying e cyberbullying, pedofilia, preconceito e os riscos em relação a soltar pipa com cerol, soltar balões e usar laser, entre outros assuntos. O projeto é realizado com uma aula por semana e duração de seis meses por turma.
Para a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, nesse período de início das aulas, o momento é de acolhimento às crianças e aos jovens, com introdução gradual pelo corpo docente do desenvolvimento do conteúdo pedagógico. Começamos este ano letivo de 2023 com uma programação cheia de projetos, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre o aluno e a escola, adicionando conhecimento e aperfeiçoando o desempenho da rede municipal de ensino.
OS PROJETOS EM EDUCAÇÃO
Direcionados às turmas de uma forma que favoreça o seu conhecimento de maneira assertiva e transformadora, novos projetos serão realizados e colocados em prática pela pasta de educação no decorrer do ano, para o aperfeiçoamento da rede municipal de ensino de Monte Mor, como:
Minha Primeira Biblioteca
Com o “Minha Primeira Biblioteca”, projeto em parceria com a equipe de coordenação da Secretaria de Educação, com foco na 1ª infância, que estará recebendo 8 livros paradidáticos para leitura, começando assim a formar sua biblioteca pessoal, e no final do ano, estes alunos serão convidados a criar o seu próprio livro, de sua autoria.
Projeto Matemática da Finlândia
Sua implantação deve acontecer ainda este ano e abrangerá alunos do 6° ao 9° ano, em todas as escolas. Inclusive as escolas de tempo integral também contarão com esse projeto que, por meio de uma metodologia atrativa aos jovens, promovendo na temática a gamificação da matemática (uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais acessíveis, em situações de não jogo). O projeto prevê a compra de mil tablets, necessários para que as atividades do projeto sejam desenvolvidas pela Secretaria de Educação, que ficarão disponíveis nas escolas durante o período de aula.
Gravidez na Adolescência
Ainda em desenvolvimento, o projeto da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, objetiva trazer importantes informações aos alunos, com orientações e consequências, promovendo inclusive a participação de médicos dentro das escolas.
Smart TVs e Café com o Prefeito
A Secretaria de Educação vai efetuar a compra de uma smart TV para cada unidade escolar, além de suprir a demanda da escola Terezinha do Menino Jesus Calil, no Jardim Paviotti, que apresentou a necessidade de uma TV que auxiliasse no trabalho pedagógico.
O prefeito Edivaldo Brischi também pretende continuar visitando o corpo docente das escolas uma vez por semana, sempre no primeiro horário da manhã, reunindo-se assim com a equipe gestora de cada unidade de ensino municipal para ouvir e atender, da melhor forma possível, as demandas.
Saeb – Prova Brasil
Investimentos na aquisição de materiais didáticos que deem suporte aos alunos que participarão neste ano de 2023, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a Prova Brasil, nos anos ímpares, 5°, 7° e 9° ano. Essa avaliação é determinante na obtenção do índice para o município.
ADEQUAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E LOGÍSTICA
Além de ingressar em algumas escolas em uma nova carga horária, oferecendo aos alunos tempo integral de estudos, na E. M. Miguel Jalbut, no Jardim Paulista, e na E. M. Maria Tonin, no Jardim Panorama, a Secretaria de Educação adequou cada unidade escolar de acordo com seu nível de ensino, separando assim educação infantil do fundamental, para beneficiar o bem-estar dos alunos, sua segurança e desenvolvimento das atividades escolares.
Com melhorias e adequações à comunidade escolar, outro avanço alcançado foi obtido pela Secretaria de Educação para a E. M. Pedro Trasfereti, que passou a ser considerada oficialmente “Escola do Campo”, a partir deste ano de 2023.
Outra grande preocupação do poder executivo está em relação ao deslocamento dos alunos, no trajeto de ida e volta para suas casas. A questão foi sanada com a reorganização das unidades escolares, que passaram, neste ano de 2023, a atender os alunos que moram de um lado da rodovia na unidade de ensino do mesmo lado, e vice-versa, evitando assim a travessia da SP-101