Geral

Primavera deixa a Mata de Santa Genebra, em Campinas, com visual ainda mais incrível

A chegada da Primavera é um alento aos olhos, quando o assunto são a fauna e a flora. E isso também pode ser visto na Mata de Santa Genebra, em Campinas. Ela começa no próximo sábado (23), e um dos destaques desse período no Brasil é a rica contribuição para a floresta.

Plantas brotam novamente depois de terem perdido suas folhas para se preservar da estiagem, e ocorre uma explosão de flores e frutos. Os répteis, como o lagarto teiú, que diminuem sua atividade ou hibernam no inverno, despertam e voltam a circular pela floresta. Aves que migram para regiões mais quentes durante este período mais frio e seco voltam a estar presentes, como o sovi, o bem-te-vi rajado, a tesourinha e algumas espécies de sabiá.

Os animais, de modo em geral, iniciam seu período reprodutivo, já que há uma grande disponibilidade de alimento para os filhotes.

Espécies que podem ser vistas na Mata de Santa Genebra

Entre as árvores frutíferas na Mata de Santa Genebra, temos:

  • a aguaí (Chrysophyllum gonocarpu);
  • a guanandi (Calophylum brasiliense);
  • o pau d’alho (Integrifolia);
  • a posoqueira (Posoqueria acutifolia);
  • a peroba-amarela (Balfourodendron riedelianum);
  • a jerivá (Syagrus romanzoffiana) e;
  • a eritrina (Erythrina speciosa).

Mas não para por aí, pois também estão presentes a pau viola (Citharexylum myrianthum); a urtiga (Uretra baccifera); a embaúba (Cecropia hololeuca); a guarantã (Esenbeckia leiocarpa); o cedro rosa (Cedrela fissilis) e várias outras.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock