Geral

Mais de 34,7 mil pessoas concorrem a vagas de concursos da Prefeitura

Seis concursos da Prefeitura de Campinas atraíram mais de 47,7 mil pessoas. Dessas, 34.741 já participaram da primeira fase, que é a prova objetiva. As 167 vagas disputadas são para as áreas da saúde, administrativa, educação, Defesa Civil, entre outras. Além desses candidatos, outros 1.030 estão inscritos para o concurso da Orquestra Sinfônica, que conta com 26 vagas para diversos cargos.

Algumas áreas têm suas peculiaridades. No caso do cargo para agente da Defesa Civil, por exemplo, os habilitados serão convocados para segunda fase, que é o Teste de Aptidão Física (TAF), previsto para os dias 18 e 19 de setembro. E, para o concurso de Agente de Ação Social, ainda haverá a etapa da avaliação psicológica, prevista para 22 de outubro.

“São sete concursos, que totalizam 193 vagas para diferentes cargos. No caso da Sinfônica e da Defesa Civil, essas seleções não eram feitas há mais de uma década. São processos grandes, com muitos inscritos, o que exige muito planejamento e comprometimento das equipes”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

Além da preparação de cada concurso, que inclui nomeação das comissões de acompanhamento, contratação de empresa responsável, elaboração dos editais, sob responsabilidade, em quase todas as ações, da equipe da Coordenadoria de Concursos, Recrutamento e Seleção, servidores da Prefeitura também acompanham a aplicação das provas.

“Nesses seis concursos, contamos com mais de 100 servidores acompanhando os locais de aplicação de prova. A responsabilidade pela infraestrutura dos locais é da Vunesp, a contratada para esses concursos, mas nossas equipes acompanham, para garantir que não tenha nenhum incidente ou, caso haja, seja resolvido o quanto antes e não prejudique o andamento do processo”, disse Juliana Miorin, coordenadora da área de concursos.

Candidatos

Os concursos que mais atraíram candidatos são o de agente administrativo (17.007 pessoas), uma concorrência de 850 candidatos para cada vaga prevista em edital. Para a seleção de enfermeiros, foram 7.190 candidatos para 10 vagas no edital (719/vaga).

Agente de organização escolar também tem uma concorrência grande. São 3.355 pessoas disputando 10 vagas iniciais.

Orquestra Sinfônica

O concurso da Orquestra Sinfônica tem duas fases. Ambas serão na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo a primeira fase em outubro (11, 13, 23, 24 e 27), novembro (6, 7, 8, 9, 13, 14, 16, 17, 21, 22, 23 e 24) e dezembro (4, 5, 7, 13, 14 e 15).

“O concurso para músicos da Orquestra exige uma preparação especial. As duas fases são práticas e até o local onde os testes serão aplicados exigem um preparo diferente, que inclui acústica, local de ensaio etc”, explicou Juliana.

No próximo dia 28 será publicado mais um edital de convocação dos candidatos que tiveram a inscrição validada. Nele, estarão especificados todos os detalhes para o dia da prova, além de instruções adicionais, considerando a proximidade das provas.

O que os candidatos devem observar

O edital é um guia para os candidatos até a homologação do concurso. Além do conteúdo programático, que ajuda a estudar para as provas, no documento também há informações sobre prazos, recursos, classificação, cotas, entre outros assuntos.

“É importante que o candidato acompanhe nossas publicações no Diário Oficial, mas que também use o edital para esclarecer dúvidas, principalmente sobre como fazer um recurso. O concurso não acaba na prova. Há prazos e procedimentos que o candidato deve acompanhar”, completou Juliana Miorin.

Informações

Além dos editais e das publicações no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/), os candidatos também podem acompanhar o andamento dos concursos pelo site Concursos e Empregos (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/concursos-e-empregos).

Segundo Juliana, na página, estão disponíveis informações sobre todos os concursos e processos seletivos. “Depois da homologação, o Diário Oficial e a página Concursos e Empregos são as fontes de informação do candidato. Nele há, desde o edital, até a lista de convocados e documentos que devem ser apresentados para a posse no cargo”, explicou.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock