Connect with us

Geral

Linhas BRT registram mais de 1,3 mil passageiros no pico da manhã, no Terminal Campos Elíseos

brt-cps

O primeiro dia da nova operação do BRT Ouro Verde nesta sexta-feira, 26 de janeiro, contou com a adesão de mais de 1,3 mil usuários às três linhas BRT (10, 11 e 12) no pico da manhã, entre 4h30 e 8h30, no Terminal BRT Campos Elíseos, no sentido Centro. Somente nas duas novas linhas BRT (11 e 12), foram observados mais de 900 usuários. Os dados são baseados em pesquisas visuais de carregamento, realizadas pelos agentes da mobilidade urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

As estimativas de passageiros variaram entre 20 (nível 1) e 80 usuários (nível 5), nos ônibus articulados. Vale considerar que, historicamente, a demanda registrada às sextas-feiras no transporte público coletivo é menor em relação aos demais dias da semana.  A Emdec segue monitorando os primeiros dias da nova operação e fará os ajustes necessários, conforme a demanda.

Além das novas linhas BRT, começaram a circular nesta sexta-feira, sete novas alimentadoras. Também houve a ativação do novo Terminal BRT Campos Elíseos e de quatro estações do Corredor BRT Perimetral (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan), além da Estação Marajó do Ouro Verde.

Advertisement

“Essa é uma fase de transição e adaptação dos usuários e dos próprios motoristas. Inclusive mantivemos as linhas convencionais circulando, apesar da criação das alimentadoras, para que os próprios passageiros optem por elas ou pelas linhas BRT. Quero destacar que a participação dos usuários foi muito importante para a construção de toda essa operação”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A dona de casa Sandra Míssio, de 58 anos, utilizou a linha BRT11 e a linha alimentadora 406 (Jardim Maria Rosa). “Senti que a viagem foi mais rápida sim pela linha BRT. Agora, é uma questão de adaptação aos novos horários e paradas. A estrutura deste novo terminal é boa, mais confortável”, disse, se referindo ao Terminal Campos Elíseos.

Conheça as novas linhas

Advertisement

Para acessar o Centro, a população passou a contar com as novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central), via Corredor Amoreiras; e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central), via Corredor Perimetral. Elas se juntam à já existente BR10 (BRT Ouro Verde).

As linhas BRT11 e BRT12 tem seis veículos na frota nos picos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. A BRT11 parte do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras, atendendo a cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia). Em dias úteis, tem partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h20 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 20 minutos nos picos.

A BRT12 parte do Terminal Campos Elíseos e segue pelo Corredor Perimetral. Atende a três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central. Em dias úteis, com partidas entre 4h40 e 23h40 (Terminal Campos Elíseos) e entre 5h05 e 0h05 (Terminal Mercado); e intervalos de 10 minutos nos picos.

Advertisement

O Terminal Campos Elíseos possui 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc.

Novas alimentadoras e mudanças nas convencionais

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos recebe sete novas linhas alimentadoras – 144 (Jardim Capivari), 155 (Terminal Vila União), 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 (Jardim Campos Elíseos), 167 (Parque Tropical) e 406 (Jardim Maria Rosa). Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT; e terão um veículo na frota, com operação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Também atendem ao terminal as linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha).

Advertisement

Para priorizar o deslocamento das linhas BRT pelo corredor exclusivo, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia), 163 (Jardim Campos Elíseos) e 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos) deixam de circular pela faixa exclusiva e passam a atender aos pontos à direita. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.

Campanha “Experimenta o BRT”

Para informar os usuários sobre as mudanças, trajetos e horários da operação, a Emdec realizou uma ampla campanha de comunicação, que incluiu reuniões presenciais nos bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Vila União e Vida Nova, além de um encontro virtual transmitido no Youtube. Também promove abordagens educativas, com distribuição de folhetos informativos até o dia 2 de fevereiro, nos horários de pico em dias úteis e aos sábados pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações. 

Advertisement

As informações foram disseminadas nas redes sociais da empresa e por meio de carros de som que circularam nos bairros. Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT, incluindo os horários de operação das novas linhas do Ouro Verde, podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare