Connect with us

Geral

Linhas alimentadoras 227 e 234 terão mais ônibus a partir desta segunda-feira

227

Para atender ao aumento da demanda de usuários, as linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II) e 234 (Satélite Íris III) terão mais ônibus na frota e circularão com intervalos menores a partir desta segunda-feira, 29 de janeiro. Os usuários embarcam nas alimentadoras nos bairros para acessar o Terminal Satélite Íris e realizam a integração com as linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26. Outras cinco linhas radiais terão a oferta de ônibus ajustada à demanda atual.

A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá mais um passo para a ativação do sistema de transporte público coletivo tronco-alimentado, visando viagens mais rápidas e ganho de tempo para os passageiros.

Na operação em dias úteis, a frota da linha 227 passa de quatro para cinco veículos e os intervalos de 10 para oito minutos, nos horários de pico. Já a frota da 234 passa de três para quatro veículos e os intervalos de 12 para oito minutos, nos picos.

Advertisement

Também a partir de segunda (29/01), cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande terão a frota adequada à atual demanda de passageiros: 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 228 (Princesa D’Oeste) e 229 (Jardim Florence II). Com isso, os intervalos serão ampliados.

Na operação realizada aos sábados, as linhas já circulam com um veículo na frota e essa operação será mantida nesta etapa. A exceção será a linha 229, cuja frota que circula aos sábados passará de três para dois veículos, com ampliação dos intervalos, a partir do dia 27 de janeiro.  

Dados apontam migração de usuários para alimentadoras

Advertisement

Levantamento realizado pela Emdec aponta que as cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande que serão alteradas apresentaram redução na demanda de usuários. Antes da atual operação do BRT, em setembro, elas transportaram, juntas, mais de 15,9 mil passageiros em dias úteis. Em novembro, foram 10 mil passageiros transportados – uma redução de quase 37%. Em dezembro, foram 6,6 mil passageiros transportados, em dias úteis – uma redução de quase 59% em relação ao mês de setembro. 

Já as alimentadoras somaram mais de 4,2 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 5,5 mil passageiros transportados no mês de dezembro, em dias úteis.  A partir de outubro, os usuários passaram a contar com as novas linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D’Oeste), além da 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), já existente. Em dezembro, também foram criadas as alimentadoras 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 238 (Satélite Íris I), que não terão alterações neste momento. E no último dia 19, foi criada a alimentadora 218 (Terminal Itajaí).

Pesquisa também apontou migração de usuários

Advertisement

Uma pesquisa de opinião realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro com 388 usuários das linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 revelou que cerca de 94% aprovam a nova operação do BRT Campo Grande. As entrevistas foram realizadas nos terminais BRT Campo Grande, BRT Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária.  

Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas radiais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. A maioria (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí) para o BRT. Entre as radiais (bairro/Centro) que terão alterações aparecem na pesquisa, no quesito migração, as linhas 229 (9,6%), 223 (4,5%), 222 (2,3%) e 221 (1,9%).

Consulte sua linha

Advertisement

Os novos horários de operação das linhas alteradas podem ser consultados pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.  Também é possível consultar horários de partida e itinerários no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare