Largo do Rosário terá manifestação cultural semelhante à capoeira
Já ouviu falar da Tiririca, a Capoeira Paulista e o Batuque dos Engraxates? Quem for ao Largo do Rosário, neste sábado, dia 29 de abril, vai ver essa manifestação cultural que consiste numa brincadeira de rasteiras (semelhante à capoeira) na qual dois jogadores sambando no meio de uma roda de batuque tentam derrubar um ao outro com golpes de perna.
Mestre Griô Marquinhos Simplicio, nascido e criado em Campinas, estará no local como ele próprio diz, entre rasteira, pernadas, batiques e batucadas. A apresentação é gratuita e será das 10h às 12h. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia o projeto.
Mestre Marquinhos Simplício explica que a atividade também é para comemorar o Dia do Engraxate, que no Brasil, é em 27 de abril. Ele promove as Rodas de Tiririca como objetivo de salvaguardar essa manifestação cultural paulista. Aprendeu a Tiririca na infância em casa vivenciando com o pai Moacir Simplicio e com o irmão Moacir Roberto Simplicio, conhecido como Cizão, que foi engraxate.
“Há muito tempo venho cuidando de manter viva essa nossa cultura, transmitindo a Tiririca pelas rodas de conversas, rodas de vivências no Centro Cultural Crispim Menino Levado e em outros espaços onde sou convidado”, explica.
Ele escolheu o Largo do Rosário para “resgatar, ressuscitar a prática da Tiririca no local que traz a memória, a história e luta do povo afro campineiro, onde ficava a Igreja Nossa Senhora do Rosário que foi demolida e retirada do centro em 1956 e hoje essa praça virou um marco das manifestações políticas, culturais e sociais”.
O mestre Griô promete realizar as “Rodas de Tiririca” todo mês, no Largo do Rosário. As próximas datas previstas são: dia 20 de maio, dia 17 de junho, dia 29 de julho, dia 26 de agosto, dia 30 de setembro, dia 21 de outubro, dia 25 de novembro e dia 12 de dezembro.