Jovens do Vibe lotam Salão Vermelho em palestra sobre resgate das origens
“Resgatando as origens: compreender o passado para conectar-se com o futuro” foi o tema que a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas trouxe para a palestra com os jovens aprendizes que fazem parte do programa Vibe. O evento ocorreu na última sexta-feira, 13 de março, com o Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas lotado.
O encontro foi conduzido por Daniel Carlos Estêvão, professor e doutor em Educação, pesquisador da área de educação integral, militante do Movimento Negro e atualmente atua na Educa TV, da Secretaria Municipal de Educação; e Daniel Amâncio de Oliveira, psicólogo clínico, mestrando em Estudos da Condição Humana na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pesquisador de diversidade sexual, relações de gênero, raça, classe e saúde mental.
De forma dinâmica, os dois palestrantes envolveram os jovens na temática e deram espaço para que eles também se manifestassem. “Foi muito interessante e emocionalmente. A meu ver, trouxe um forte sentimento de nostalgia e saudades, pois ouvir os aprendizes falando sobre suas opiniões e sobre suas origens me fez relembrar como sou e como eu era”, disse Yasmin dos Santos de Souza.
Para Estêvão, o objetivo do encontro foi atingido. “Nós conseguimos mostrar para eles a importância das origens, de se respeitar e valorizar o território, em respeito à luta dos que constituíram esses locais. E, principalmente, que eles podem chegar onde quiserem”, disse. “O jovem quando percebe a importância daquilo que está no passado, ele passa a se identificar e respeitar mais”, completou.
A partir desta semana, o tema também será discutido nas Rodas de Conversa, realizada com grupos menores de jovens.
Atualmente, a Prefeitura conta com 147 jovens aprendizes no programa Vibe.
Escolha do tema
De acordo com Simone Santos, assistente social do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), o tema foi escolhido pelos próprios jovens. “Quando encerramos as rodas sobre autoconhecimento, eles fizeram a proposta de discutirmos suas origens, a identidade com o espaço e com a comunidade”, explicou. “Tenho certeza que serão debates muito ricos”, concluiu.
Vibe
O Vibe foi lançado em 2021 com quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.