A Secretaria Municipal de Serviços Públicos avança com a instalação de piso intertravado, ecológico, na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal). Está além da Concha Acústica, quase na virada da pista. Até o momento, 26 de agosto, o parque já conta com 1,5 mil metros lineares do novo pavimento. A obra seguirá até completar toda a extensão, cerca de 2,3 mil metros lineares, da pista interna do parque, até então de terra.
A instalação do piso intertravado foi retomada no final de julho. A pista tem largura média de 5 metros, com área total de 12 mil metros quadrados. O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, explica que o uso do pavimento ecológico que a obra é necessária para evitar um novo assoreamento da lagoa e garantir mais mobilidade e acessibilidade aos frequentadores do parque, especialmente para quem tem alguma dificuldade de locomoção, usa cadeira de rodas, carrinhos de bebê, entre outras situações.
“O piso intertravado proporciona mais conforto e acessibilidade aos frequentadores do parque porque permite mais mobilidade a todas as pessoas. Também evita que o saibro (material argiloso, com areia grossa e pedaços de pedra), da pista de terra, seja levado pela água da chuva para dentro da lagoa e cause o assoreamento, o que compromete a vida aquática. O piso evita que isso aconteça e garante a qualidade da água”, explica o secretário Paulella.
A Lagoa do Taquaral fica na avenida Heitor Penteado, s/n, no bairro Taquaral. Funciona todos os dias, 6h às 21h. É um dos mais importantes parques da cidade, recebe até 50 mil visitantes aos fins de semana.
Desassoreamento
A lagoa do parque passou por desassoreamento em 2016. O trabalho foi feito em parceria com o Governo do Estado e levou nove meses. Foram retirados 63 mil metros cúbicos de sedimentos e transportados em 6 mil caminhões ao aterro sanitário Delta A.