Geral

GM aumenta efetivo em mais 66 guardas para patrulhar o Centro de Campinas

Com mais 66 guardas municipais fazendo o patrulhamento a pé, a região Central de Campinas passa a ter um reforço considerável a partir das 7h da próxima segunda-feira, 23 de outubro. Todos formados pela 13ª Turma da GM em 29 de setembro, os GMs começam efetivamente a trabalhar após seis meses de Academia. Com a intensificação do patrulhamento, a missão é aumentar a sensação de segurança para a população que trabalha e circula no Centro. O foco é coibir o tráfico de drogas, furtos e roubos. O Programa Centro Mais Seguro é mais uma iniciativa da Prefeitura para promover melhorias na região. O anúncio desse reforço para a área central foi feito pelo prefeito Dário Saadi em evento no início da tarde desta sexta-feira, dia 20 de outubro, na Estação Cultura. 

Na solenidade que marcou mais uma ação do programa “Centro Mais Seguro, também estiveram presentes o Secretário de Segurança, Christiano Biggi; a Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares; o vereador Carlinhos Camelô, representando a Câmara Municipal; o presidente do Conselho da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Edvaldo de Sousa Pinto; o diretor de Cultura, Gabriel Rapacci, representando a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi.

Presença maciça

O prefeito Dário Saadi, que desde o início da sua adminitração demonstra total interesse em modernizar a área central e minimizar os problemas detectados para quem trabalha e faz suas compras nesse importante segmento comercial, deixou bem claro que a segurança é um item de suma importância. “É um reforço considerável em nosso desafio para definitivamente levarmos mais segurança a todos, comerciantes e população. Desde abril que a GM reforça as ações na área central e com mais 66 guardas teremos uma presença maciça para inibir as ações criminosas”, afirmou.

O secretário Christiano Biggi destacou a importância que o prefeito tem dedicado à segurança pública. “Uma ação do prefeito, que tem valorizado a Guarda possibilitando novas contratações e benefícios para os agentes da instituição, o que mostra a importância da segurança pública. Quem ganha com isso é a população”, frisou.

O presidente do Conselho da Acic reconheceu as ações que vem sendo feitas no Centro. ”Em nome da Acic e dos comerciantes, estamos vendo o empenho e a boa vontade da Prefeitura e vislumbramos um dia melhor para amanhã. E esse dia parece estar chegando, com este trabalho, tudo isso vai melhorar”, ressaltou.

Como vai funcionar

Para o programa Centro Mais Seguro, a Secretaria Municipal de Segurança preparou um plano de emprego operacional com três equipes de 22 guardas municipais em cada uma, divididos em três turnos de trabalho, sendo um das 7h às 14h, outro das 9h às 16h, e o terceiro das 13h às 20h, com a supervisão da Superintendência Centro. Eles vão somar às outras equipes que já atuam nesta área.

A Comandante Lourdes detalha como vai funcionar o patrulhamento, que será feito a pé, com a retaguarda de viaturas motorizadas. “Vamos poder atender todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus”, explicou. Ela lembrou também que, em breve, a GM vai começar a Operação Natal, quando será alterado o horário do comércio. “Vamos fazer um novo remanejamento de horário para que a gente possa atender todo o período de abertura das lojas”, acrescentou.

Viatura 100% elétrica

O programa Centro Seguro vai empregar também a primeira viatura 100% elétrica da Guarda Municipal. O veículo foi cedido sem custos pela montadora para um período de avaliação de desempenho e testes funcionais por 120 dias. A viatura foi entregue à GM já com grafismo, logotipo e a identificação das cores da instituição, além de sirene e giroflex e com todas as adaptações para o uso policial. A concessão do veículo à Campinas foi por meio de um PoC (Proof of Concepts – ou prova de conceito). A Jac Motors solicitou que a GM testasse o veículo em situações práticas do dia a dia da atividade policial. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock