Connect with us

Geral

Emdec adota medidas adicionais para melhorar a nova operação do BRT Campo Grande

brt

Após monitorar o primeiro dia de circulação de três novas linhas no Corredor BRT Campo Grande, no pico da manhã, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adotou medidas adicionais para otimizar a operação. Para a operação do pico da tarde, a linha BRT20 ganhou um veículo adicional na frota, totalizando 11 em operação, número que se mantém para as próximas operações. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. 

Por conta da adesão dos usuários do transporte público coletivo ao BRT Campo Grande, a Emdec criou mais três linhas alimentadoras – 232 (Satélite Íris IV), 233 (Florence I) e 234 (Satélite Íris III). Elas começam a operar nesta segunda, 23 de outubro, ligando os bairros ao Terminal Satélite Íris, viabilizando a integração com as quatro linhas do BRT Campo Grande – BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 para um deslocamento mais ágil no corredor exclusivo.

Antecipação neste sábado e domingo 

Advertisement

Além disso, excepcionalmente, a primeira partida da linha paradora BRT25, do Terminal Satélite Íris, foi antecipada para às 4h30, neste sábado e domingo, 21 e 22 de outubro. A medida foi adotada após monitoramento realizado pelas equipes de fiscalização da Emdec, para atender demanda de usuários que acessam ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no sentido Campo Grande, a partir do Corredor Perimetral. A partir de segunda (23/10), estes usuários serão atendidos com a antecipação fixa da primeira partida da BRT20, que será realizada às 4h25, do Terminal Campo Grande.  

A partir da observação visual, a Emdec estima que cerca de 15% dos usuários das linhas convencionais migraram para as linhas BRT, a partir do Terminal Campo Grande, neste primeiro dia de operação. No Terminal Satélite Íris, a migração foi estimada em 8%. Isso porque os usuários já estavam ambientados a utilizar a linha BRT20 a partir do Terminal Campo Grande.  

A nova operação do BRT Campo Grande foi acompanhada in loco por gestores e equipes de fiscalização da Emdec, inclusive com profissionais dentro dos ônibus. Educadores e agentes da mobilidade urbana orientavam a população nos terminais. Ao longo desta semana, os profissionais também estiveram posicionados nas principais estações e terminais, distribuindo folhetos informativos e esclarecendo detalhes sobre a nova operação. 

Advertisement

Importante reforçar que se trata da primeira operação mais complexa do sistema BRT, que envolve a programação de três novas linhas. O monitoramento prossegue ao longo dos próximos dias de operação e outros ajustes serão realizados, conforme a necessidade. 

Nova operação  

Com estações e terminais mais modernos, confortáveis e acessíveis, o sistema BRT oferece deslocamento ágil pelo corredor exclusivo, mais segurança no embarque e desembarque, veículos com piso na mesma altura das estações e pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas. São quatro linhas BRT circulando e um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. A Emdec estima que o tempo de viagem foi reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

Advertisement

Linha paradora BRT20

Atende todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa para 11 veículos, com intervalos de nove minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Linha  paradora BRT25

Advertisement

Parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Tem frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

As duas linhas paradoras atendem também ao Terminal Central e os pontos de parada do Corredor Central / Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas operam em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.

Linhas semiexpressas

Advertisement

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro podem optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido.

Semiexpressa BRT21

Parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Tem cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

Advertisement

Semiexpressa BRT26

Parte do Satélite Íris e atende às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Tem quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 16h15 e 19h30). Ambas operam com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare