GCM de Monte Monte intensifica rondas perto das escolas
Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, com o objetivo de fortalecer as ações de segurança nas escolas de Monte Mor, a Secretaria de Segurança do município, por meio da GCM, intensificou ações.
As ações de segurança nas escolas de Monte Mor foram iniciadas desde o episódio de 13 de fevereiro, quando houve um ataque com bombas caseiras à escola Vista Alegre, na região central do município. Episódio que foi noticiado com grande repercussão em todo o país e que, felizmente, não teve consequências maiores ou mais drásticas.
Após o dia 13 de fevereiro, em outras cidades do país, novos ataques em escolas voltaram a acontecer, com um grau de violência ainda maior, causando comoção e preocupação em autoridades, profissionais que trabalham em escolas, pais e alunos de todo o país.
Por conta disso, começaram em todas as esferas de governo ações no sentido de prevenir e coibir outros ataques. Os atentados também mudaram a forma como a imprensa brasileira, pelo menos os órgãos mais respeitados e responsáveis, noticiam fatos como os que têm se repetindo no país. Exemplo que deveria ser seguido também pelas redes sociais, segundo especialista da área.
EM MONTE MOR
A primeira ação foi a mudança no horário de turno das equipes operacionais, GPA, CANIL e CAD, que passou das 7 para às 6 horas, dando tempo às equipes de estarem nas ruas antes da abertura das escolas, aumentando a presença de segurança na entrada e saída de alunos nas escolas desde o primeiro horário.
Já a partir desta segunda-feira, dia 10 de abril, acontecem também mudanças nas equipes do FUNAM e Patrulha Maria da Penha, bem como nos horários de treinamento de pessoal, para que não haja travamento das equipes em horários de entrada e saída das aulas.
Todo este conjunto de ações colocará sempre 09 viaturas nas ruas, cuidando da cidade e principalmente das unidades escolares. Além disso, foi elaborado um cronograma de patrulhamento e estacionamento estratégico para todas as escolas e também para as unidades de saúde do município, aumentando de forma significativa a presença das forças de segurança nesses locais.
Outra ação, que já está funcionando na escola Vista Alegre, em projeto piloto, é a instalação do botão do pânico nas escolas, acionando diretamente a GCM em casos de emergência, e também a implantação de monitoramento remoto de todas as unidades escolares.
As equipes de segurança também estão vistoriando as escolas para elaborar, junto com a Secretaria de Educação, um plano em conjunto de melhorias estruturais no sentido de aumentar a segurança, dificultar o acesso e criar planos de fuga e contenção em caso de ataque. Também já estão acontecendo palestras e treinamento teórico e prático, como o feito no Joaquinzão pela Polícia Militar no último dia 30 de março, tanto para o corpo docente, diretoria e os demais servidores das unidades, para capacitar a todos em como agir em caso de situações adversas, até a chegada dos órgãos de segurança pública nos locais.