Ganhadores do prêmio Gente que Inova serão conhecidos no dia 26
Os ganhadores do prêmio Gente que Inova, inédito na Prefeitura de Campinas, serão conhecidos no próximo dia 26 de abril, durante evento no Salão Vermelho. Os resumos dos projetos dos nove finalistas podem ser consultados na página do Laboratório de Inovação, no site SouServidor (www.souservidor.campinas.sp.gov.br).
O prêmio Gente que Inova recebeu 44 projetos. Trinta e seis foram homologados, sendo 15 para a categoria Inovação, 15 para Promoção à Saúde e seis para Políticas Afirmativas.
“Estamos muito felizes com o resultado que tivemos até agora. Os projetos são maravilhosos e mostram o compromisso dos nossos servidores”, disse Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. “Os projetos também impactam diretamente na vida das pessoas que utilizam nossos serviços”, completou.
Na categoria Inovação, três projetos estão na disputa: Implementação do teletrabalho no Departamento de Licença Ambiental durante as restrições de isolamento decorrentes da pandemia da covid-19; Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA Campinas); e Implementação de Declaração de Estabelecimento Responsável.
Dos inscritos na categoria Promoção à Saúde, estão concorrendo os projetos: As práticas sobre o processo de envelhecer e do cuidar em saúde; Vigilância das condições crônicas não transmissíveis na atenção primária do município de Campinas; e Coberturas vacinais, trajetória e estratégias para o alcance das melhores taxas no município de Campinas.
Na categoria de políticas afirmativas, os finalistas são Gama – Guarda Amigo da Mulher; Grupo de fortalecimento de mulheres com o Círculo de Cultura; e Formação de servidores públicos para a atuação em comissões de heteroidentificação.
Fábio Eon, integrante da Banca Julgadora dos projetos, também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Os gestores estão de parabéns pela iniciativa. Os projetos são maravilhosos. Todos são de excelência”, disse. Eon é coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).
O servidor que vencer individualmente ou o que for responsável pela equipe vencedora receberá, além de um certificado de participação, um fim de semana em um hotel da região de Campinas.
O Prêmio
Entre os objetivos, com o Prêmio, a Prefeitura busca reconhecer e valorizar os servidores que contribuem para o aprimoramento das ações do poder público com eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas; para a elaboração e implementação de políticas públicas afirmativas, que fomentem a diversidade; e as práticas de inovação de gestão municipal e melhoria das práticas já existentes.
A Banca Julgadora – composta por pessoas vinculadas a universidades e a outros órgãos públicos e privados – analisou os projetos entre 10/02/23 e 20/03/23 e votou considerando quatro critérios de avaliação: I- Intersetorialidade; II- Gestão Participativa; III – Economia Criativa e IV- Visão global e Integral do Setor Público.
Cada critério de avaliação podia pontuar no máximo 25 pontos, totalizando 100 pontos conforme o item 5.5 do Regulamento. Os projetos, então, foram classificados de acordo com a pontuação recebida e não houve empate.
Finalistas por ordem de inscrição
Inovação:
Implementação do teletrabalho no Departamento de Licenciamento Ambiental durante as restrições e medidas de isolamento de correntes da pandemia de COVID – 19
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM-POA Campinas
Implementação de Declaração de Estabelecimento Responsável
Promoção à Saúde:
As práticas sobre o processo de envelhecer e do cuidar em saúde
Vigilância das Condições Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária do Município de Campinas – “Conhecer para cuidar melhor”
Coberturas Vacinais, trajetória e estratégias para o alcance das melhores taxas no município de Campinas
Políticas Afirmativas:
Gama – Guarda Amigo da Mulher
Grupo de Fortalecimento de Mulheres com o Círculo de Cultura
Formação de servidores públicos municipais para atuação em comissões de heteroidentificação
Informações sobre o Prêmio:
https://souservidor.campinas.sp.gov.br/pt-br/node/108