Fevereiro chega com uma série diversificada de filmes no MIS
Fevereiro já começa com uma programação especial e diversificada de filmes no Circuito MIS de Cinema. Sempre com entrada gratuita, as opções destacam produções nacionais e estrangeiras que têm marcado a sétima arte. Após as exibições, o público é convidado a participar de um bate-papo com os curadores.
Programe-se!
Sessão da Tarde Especial de Férias
Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Quinta, 1º de Fevereiro, 14h
EU, DANIEL BLAKE
Direção de Ken Loach
Daniel Blake, um carpinteiro de 59 anos, não é liberado pelo serviço médico para voltar a trabalhar depois de ter tido problemas cardíacos. A burocracia governamental, no entanto, entende que ele deve voltar a trabalhar ou mesmo procurar emprego, senão pára de receber sua pensão. Ao mesmo tempo, ele ajuda uma jovem, mãe solteira de duas crianças, a lidar com problemas parecidos. Inglaterra, 2016. Colorido, 100 min.
Ciclo “Novo Cinema Brasileiro”
Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa
Sexta, 2 de Fevereiro, 20h
ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Direção de Eliane Caffé
Combinando documentário e ficção, o premiado filme de Eliane Caffé acompanha o cotidiano de um grupo de refugiados e sem- teto que ocupam um prédio abandonado no centro de São Paulo. Com José Dumont e Suely Franco.Brasil, 2016. Colorido, 99 min.
Sábado, 3 de Fevereiro, 17h
A CIDADE ONDE ENVELHEÇO
Direção de Marília Rocha
Vencedora de quatro prêmios em Brasília 2016, a ficção de estreia da premiada documentarista Marília Rocha retrata a vida de duas amigas portuguesas que decidiram morar em Belo Horizonte. Uma está chegando. A outra, no entanto, não vê a hora de voltar a Lisboa. Brasil, 2016. Colorido, 99 min.
Sábado, 3 de Fevereiro, 20h
O FILME DA MINHA VIDA
Direção de Selton Mello
Selton Mello dirige essa adaptação da obra do chileno Antonio Skármeta, sobre um jovem professor (Johnny Massaro) que volta à sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, e descobre que o pai (Vincent Cassel) retornou para a França. Traumatizado com essa partida, ele encara também o início de sua vida amorosa e a atração por duas irmãs (Bruna Linzmeyer e Bia Arantes). Brasil, 2017. Colorido,113 min.
Sessão da Tarde Especial de Féria
Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Terça, 6 de Fevereiro, 14h
ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO
Direção de Christian Desmares e Franck Eckinci
Na França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, pessoas desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles. França, 2017. Colorido, 105 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO: ATOR – Gael García Bernal
Curadoria: Adriano de Jesus
Terça-feira,06 de fevereiro,19h30min
118 DIAS Direção de Jon Stewart Maziar Bahari (Gael García Bernal) é um jornalista iraniano que trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres, ao lado da esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula o material para ser divulgado mundo afora, o que o transforma em alvo do governo iraniano. Preso por tempo indeterminado, ele passa a ser torturado para que confesse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano. EUA, 2015, 103 min.
Sessão da Tarde Especial de Férias
Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira
Quinta, 8 de Fevereiro, 14h
O CIDADÃO ILUSTRE
Direção de Gastón Duprat
Nessa comédia argentina, um vencedor do Nobel de literatura é convidado a visitar a cidadezinha onde nasceu, o que lhe causa problemas pois usou antigos moradores como personagens de seus livros de forma nem sempre lisonjeira. No elenco, Oscar Martinez, que foi premiado no Festival de Veneza por esse filme. Argentina, 2016. Colorido, 118 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: João Antonio Buhrer/Carlos Tavares
Quinta-feira, 08 de fevereiro, 19h30
JULIANA DO AMOR PERDIDO
Direção de Sérgio Ricardo
Elenco: Antonio Pitanga,Flávio Porto,Francisco Di Franco,Ítala Nandi,Líbero Ripoli, Macedo Neto,Maria Do Rosario (Juliana),Miriam Mehler,Reinuncio Napoleão,Roberto Ferreira,Walderez de Barros.
O apito de um trem de carga vem mexer com a lembrança e a consciência dos pescadores do litoral. Um estrangeiro, proprietário da ilha, mantém os pescadores escravizados, alimentando seu misticismo através de Juliana, tida como santa em toda a região. Corrompe seu pai, chefe dos pescadores, obrigando-o a manter a santidade da filha. Ela não acredita, mas mantém a santidade para escapar ao assédio dos homens da aldeia, indo buscar uma esperança, na beira da estrada, acenando para Faísca, o maquinista do trem. Brasil, 1970, 111min
Ciclo “Novo Cinema Brasileiro”
Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa
Sexta, 9 de Fevereiro, 20h
CINEMA NOVO
Direção de Eryk Rocha
O documentário assinado por Eryk Rocha, vencedor do prêmio Olho de Ouro no Festival de Cannes 2016, passeia com muita liberdade entre inúmeras imagens icônicas de vários filmes do Cinema Novo, sintonizando o desejo de inovação que caracterizou as décadas de 1960 e 1970, confrontando o fechamento político do País no período. Brasil, 2016. Colorido, 90 min.
Sábado, 10 de Fevereiro, 17h
JONAS E O CIRCO SEM LONA
Direção de Paula Gomes
Documentário apresenta a história de Jonas, garoto de 13 anos que improvisa um pequeno circo no quintal de sua casa, na periferia de Salvador. Seu sonho é ir morar com um tio, que tem um circo. mas sua mãe insiste em que ele continue na escola. Brasil, 2016. Colorido, 73 min.
Sábado, 10 de Fevereiro, 20h
BINGO, O REI DAS MANHÃS
Direção de Daniel Rezende
Vladimir Brichta interpreta um ator que encontra sua grande chance interpretando um popular palhaço na televisão (inspirado no antigo Bozo). Mas sua vida de excessos pode colocar tudo a perder. Brasil, 2017. Colorido, 111 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO:ATOR – Gael García Bernal
Curadoria: Adriano de Jesus
Terça-feira,13 de fevereiro,19h30
QUEM É DAYANI CRISTAL?
Direção de Marc Silver
Who is Dayani Cristal? pode ser considerado docudrama. “O filme se desenvolve em duas vertentes: a primeira, claramente documental, que retrata as dificuldades de identificação de corpos de imigrantes clandestinos encontrados no deserto do Arizona, tendo como mote um corpo com a tatuagem “Dayani Cristal” no peito. Reino Unido, México, 2013.
Ciclo “Novo Cinema Brasileiro” Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa
Sexta, 16 de Fevereiro, 20h
CORPO ELÉTRICO
Direção de Marcelo Caetano
Neste longa de estreia do curta-metragista premiado Marcelo Caetano, segue-se a história de Elias (Kelner Macedo), um jovem designer de uma confecção do Bom Retiro, em S. Paulo, sua busca por amores, suas amizades e o mergulho no fluxo da vida. Exibido em festivais como Roterdã e Guadalajara. Brasil, 2017. Colorido, 89 min.
Sábado, 17 de Fevereiro, 17h
JOAQUIM
Direção de Marcelo Gomes
Concorrente em Berlim 2017, novo filme de Marcelo Gomes revê a figura de Tiradentes, explorando quem poderia ter sido o homem antes de tornar-se o herói da Inconfidência. Interpretado por Julio Machado, o alferes Joaquim caça contrabandistas e procura ouro no sertão mineiro, enquanto vive uma paixão pela escrava Preta (Isabél Zuaa). Brasil, 2017. Colorido, 102 min.
Sábado, 17 de Fevereiro, 20h
DIVINAS DIVAS
Direção de Leandra Leal
Documentário premiado, dirigido pela atriz Leandra Leal, revela as histórias das travestis pioneiras em shows no Brasil, nos anos 1960. Entre as personagens, Rogéria, Eloína dos Leopardos, Camille K., Divina Valéria e Brigitte de Búzios. Brasil, 2016. Colorido, 110 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO: ATRIZ – Sandra Huller
Curadoria: Adriano de Jesus
Terça-feira, 20 de fevereiro,19h30
FINSTERWORLD Direção de Frauke Finsterwalder Diversas histórias de pessoas na Alemanha cuja vida está conectada de alguma forma. Um policial com uma fantasia de urso. A documentarista que é incapaz de encontrar uma história interessante. A pedicure que cuidadosamente deixa de lado a pele dura retirada dos pés de seu paciente idoso. Um casal rico que se recusa a sentar em um carro alemão-built. Um aluno desinteressado em uma visita de classe para um campo de concentração. Um homem selvagem que treina um corvo na floresta. Alemanha, 2013, 95min
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Ciclo Mensal CATAVENTO
Quinta-feira, 22 de fevereiro, 19h30
DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO
Direção de Daniele Ellery, Márcio Câmara
“Do outro lado do Atlântico” é um documentário que trata da ponte entre Brasil e África por meio das histórias de vida de estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. As trocas culturais, os imaginários e espelhamentos criados nos dois lados do Atlântico revelam temas que projetam um olhar para o passado, presente e futuro das relações entre o Brasil e os cinco países africanos representados pelos estudantes no filme – Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe –, além do Timor Leste. Brasil, 2017, 90min
Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa
Sexta, 23 de Fevereiro, 19h30
PENDULAR
Direção de Julia Murat
Premiado em Berlim, o filme acompanha um casal formado por uma bailarina (Raquel Karro) e um escultor (Rodrigo Bolzan), que ocupam um velho galpão industrial para seu estúdio e moradia. O convívio vai colocando novas questões no relacionamento. Brasil, 2017. Colorido, 108 min.
Sábado, 24 de Fevereiro, 17h
AS DUAS IRENES
Direção de Fábio Meira
O delicado drama retrata o dilema de uma menina (Priscila Bittencourt) que descobre ter uma irmã da mesma idade e nome (Isabela Torres), filha de uma relação secreta do pai (Marco Ricca). Sem revelar sua identidade, ela se aproxima desta irmã, tornando-se sua amiga. Brasil, 2017. Colorido, 90 min.
Sábado, 24 de Fevereiro, 19h30
COMO NOSSOS PAIS
Direção de Lais Bodanzky
Grande vencedor do Festival de Gramado, o filme traz Maria Ribeiro como uma mulher prestes a completar 40 anos, abalada por uma crise de identidade quando sua mãe revela que seu pai não é seu verdadeiro pai. No elenco, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena e Jorge Mautner. Brasil, 2017. Colorido, 102 min.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO: ATRIZ – Sandra Huller
Curadoria: Adriano de Jesus
Terça-feira,27 de fevereiro,19h30
MOVIMENTO BROWNIANO Direção de Nanouk Leopold Charlotte (Sandra Hüller) é uma médica casada que vive com o marido, Max (Dragan Bakema), e o filho em Bruxelas. Ela recebe seus pacientes em um impecável apartamento, alugado sem o conhecimento do marido. Os encontros são sempre secretos e acabam gerando a dúvida: são reais ou meras fantasias sexuais? O longa é escrito e dirigido por Nanouk Leopold, e o elenco conta com as presenças de Dragan Bakema, Sabine Timoteo, Ryan Brodie e Kuno Bakker. Holanda, 2012, 97min.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos (Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas).
Telefone: (19) 3733 8800.
Entrada gratuita.