Eventos

Festival em Campinas com a presença da Blitz revive 1º Rock In Rio

O icônico Rock in Rio 85 será homenageado no tradicional Festival Sunday Rock Sunday, que terá como atração principal a Banda BLITZ e um line up de bandas covers, considerados os melhores tributos, do Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Scorpions, Yes e Queen. 

De acordo com os produtores Renato Souzarock e Wilson Chuck, a 7ª edição do festival, que terá entrada gratuita e ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, na Estação Cultura, em Campinas (SP), foi pensado para proporcionar ao público o mesmo som e toda a atmosfera do primeiro Rock in Rio. 

A organização do festival garante que a temática escolhida está sendo incorporada em cada detalhe, inclusive com a orientação para que as bandas incluam no setlist as músicas que foram apresentadas no Rock In Rio 85.

“Claro, não ficarão de fora alguns sucessos que vieram depois, como ‘Fear of the Dark’ do Iron Maiden e ‘Is This Love’ do Whitesnake, por exemplo, mas não abriremos mão do repertório do Rock in Rio 85,” explica Renato.

Renato, que também é o idealizador do evento, explica que a intenção de  homenagear a 1ª edição histórica do Rock in Rio surgiu da frustração pessoal de não ter ido, porque, na época, tinha apenas 13 anos. 

“Sem considerar o Woodstock, que eu não acompanhei, o primeiro Rock in Rio, para mim, foi o mais importante festival de todos os tempos, as bandas que vieram estavam no auge de suas carreiras”, lembra Renato.

Além de música da melhor qualidade, o recinto do Sunday Rock Sunday, na Estação Cultura, vai oferecer espaço gastronômico, venda de acessórios, roupas e decoração com temática especial para os Rock Fans, Feira Criativa Do Amor, com 10 expositores, food trucks, tattoo, aula de dança.

O local é coberto, com vasto estacionamento gratuito. O conjunto arquitetônico da antiga estação de trem foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural e surpreende pela beleza e comodidade que oferece.

Histórico do Sunday Rock Sunday

O Festival Sunday Rock Sunday, que hoje tem parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, nasceu em 2016, a partir do encontro de amigos que se reuniam em chácaras para churrascos, cerveja e música ao vivo. 

O evento cresceu significativamente desde então, passando de 150 pessoas na 1ª edição para 6 mil na 5ª edição, em 2019. Para Renato, uma ideia que une churrasco, cerveja, amigos, família e Rock não tem como dar errado. “O evento cresceu, mas continua sendo uma reunião de amigos, só precisei aumentar o nosso quintal”. 

Sobre os desafios enfrentados ao longo das últimas seis edições do Sunday Rock Sunday, Renato destaca o maior perrengue, no segundo evento, quando a organização esperava 400 pessoas e apareceram 1.500. “Acabou a cerveja e a gente teve que correr, improvisar tudo na hora, mas é legal porque ao levar esse chute, a gente aprendeu muito”.

Essa aprendizagem tem contribuído para tornar a experiência do público cada vez mais positiva e inesquecível. Os organizadores do evento pensam em cada detalhe, como manter os banheiros limpos e garantir que não haja filas nos caixas, por exemplo. Além disso, a próxima edição do festival, na Estação Cultura, vai oferecer uma vasta área coberta para proteger o público do sol e da chuva.

Iniciativa Social pela Causa Animal 

O Festival Sunday Rock Sunday é conhecido pela tradição em associar causas sociais a cada edição e desta vez será realizada uma campanha de doação de ração em prol da causa animal.

Além do Rock, outra paixão de Renato Souzarock é pelo animais “Eu gosto de bicho, se eu pudesse eu moraria numa chácara com quinhentos cachorros e admiro quem sai às ruas resgatando e cuidando dos animais”, afirma.

Nesta edição, será sugerida aos participantes a doação de ração para uma senhora de Itupeva-SP que dedica sua vida ao cuidado de dezenas de cachorros e gatos. Esta senhora, de quase oitenta anos, vive de maneira humilde em uma chácara, onde oferece abrigo e cuidados amorosos a esses animais.

Renato enfatiza a importância de ajudar aqueles que não têm acesso às redes de apoio mais amplas, como ocorre com algumas ONGs.: “A ONG também precisa, as associações precisam, mas elas já têm gente ajudando. Essa é uma senhora que está numa chácara lá no meio do mato, cuidando dos bichos, a gente sabe que para ela é um pouco mais difícil conseguir a doação e tenho certeza que ela vai usar bem essa ajuda”, completa.

Rock in Rio 85

Entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, a antiga Cidade do Rock, situada em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, tornou-se o epicentro de um evento que entraria para a história da cultura pop.

Com duração de 10 dias, o Rock in Rio 85 reuniu 1 milhão e 380 mil espectadores, que testemunharam performances inesquecíveis. O idealizador foi o empresário e publicitário brasileiro Roberto Medina, que investiu cerca de 11 milhões de dólares na organização do evento. 

Além de atrações como Iron Maiden, Queen, Rod Stewart, James Taylor, AC/DC, Ozzy Osbourne e Scorpions, que fizeram apresentações históricas, o Rock in Rio 85 foi marcado também pela participação do público, que se entregou a músicas que se tornaram hinos do Rock, tendo como momento épico, o coro de milhares de pessoas cantando Love Of My Life, regidos por Freddie Mercury, vocalista do Queen.

Os artistas brasileiros também brilharam, com destaque para Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha, Lulu Santos, Rita Lee, Ney Matogrosso e Gilberto Gil.

Entre as bandas que se apresentaram naquele Rock in Rio, Renato Souzarock lembra da grande surpresa: “O Whitesnake ficou conhecido pelo público brasileiro naquele festival e impressionou muita gente. Foi uma adição de última hora para substituir o Def Leppard, que havia cancelado a participação”, lembra.

Renato atribui ao Rock in Rio o motivo de sua paixão pelo Rock. “Eu estava começando a conhecer o gênero, já gostava, mas não tinha ocorrido um contato tão próximo. De repente, chegou o Rock in Rio e fui definitivamente conquistado pelo Rock.”

Bandas confirmadas para a 7ª edição do Sunday Rock Sunday

Children of the Beast (Cover Oficial do Iron Maiden)
Rising Power (AC/DC cover)
Classical Queen
Whitesnake Cover Brasil
Humanity Scorpions Cover
OzzMozzy (Ozzy Osbourne Cover)
YesSongs
BLITZ

Sunday Rock Sunday – 7ª Edição

Dias 28 e 29 de Outubro de 2023.
Local: Estação Cultura
Horário: Das 12h00 às 22h00
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro de Campinas-SP
Ingresso: Gratuito (Ração como doação sugerida) 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock