Eventos

Espetáculo circense “Travessia” leva público ao fundo do mar em temporada por Campinas

O espetáculo circense “Travessia”, apresentado por artistas da região de Campinas/SP, tem sua data de estreia marcada para o dia 23 de setembro, sábado, às 19h no NanoCirco, espaço dedicado à arte do circo localizado no distrito de Barão Geraldo. Além da estreia, o grupo também realiza outras sessões no mesmo horário nos dias 24 e 30 de setembro e 01 de outubro. A entrada é gratuita, com possibilidade de reserva de ingressos. (Veja mais informações abaixo).

Um espetáculo direcionado para todas as idades, mas especialmente para o público infantojuvenil, a narrativa e a estética de “Travessia” evidenciam inspirações do realismo fantástico que oferecem ao público uma peça surreal. Nele, uma brincadeira de criança se torna realidade e o que era brincar com um barquinho passa a ser uma aventura em alto mar que desemboca em um naufrágio.

Escrito e dirigido por Sofia Fransolin e interpretado por sua irmã Débora Fransolin, em parceria com os artistas do NanoCirco – Milena Pereira, Kuarahy Barretta Fellipe e Zuza Bergamasco – o espetáculo “Travessia” traz ao público um espetáculo de circo com influências do teatro e da dança. Assim, a montagem propõe um mergulho no universo marítimo, a partir do encontro de uma criança com o mar, para refletir sobre o encontro com o novo, com aquilo que é estranho e a relação com o outro.

“O público pode esperar um espetáculo bastante dinâmico, com jogos coletivos. Acredito que todos vão se encantar pela narrativa, pelos personagens e pelo universo aquático e submerso que apresentaremo”, relata Sofia Fransolin. “A gente propõe uma reflexão crítica sobre como se dá este encontro com o novo; como a gente adentra um universo que não é o nosso, como respeitar os outros que não são a gente e tudo isso de forma bastante fantástica, mágica e bonita também”.

Para potencializar a composição, o espetáculo conta ainda com trilha sonora própria, produzida por Marina Tenório e Mateus Martins, e cenografia assinada por Helô Cardoso e Marcos Laporte.

O projeto “A Travessia” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Território Produções Culturais e NanoCirco.

Espetáculo híbrido

A vontade de criar o espetáculo “Travessia” surgiu em 2019 quando Débora Fransolin, artista circense aerialista que interpreta a protagonista da peça, iniciou seus estudos sobre como explorar de forma diferente a relação entre o performer e o aparelho circense. Desta vontade nasceu o impulso de ‘dar vida’ aos aparelhos e torná-los parte da narrativa atuante de um espetáculo.

Em “Travessia”, um mastro chinês se transforma em barco e o tecido acrobático se torna um polvo – uma marionete gigante que ganha movimento próprio. “A gente explora bastante todos os aparelhos circenses de uma forma narrativa, onde tudo se transforma em personagem ou cenário, então o circo acaba tendo uma roupagem híbrida e a narratividade do teatro influencia bastante tanto a linguagem circense, quanto a contação desta história, através do corpo em movimento”, explica Sofia Fransolin.

Ficha técnica

Dramaturgia e direção: Sofia Fransolin | Produção: Território Produções Culturais (Bruna Schroeder) | Parceria: NanoCirco | Artistas em cena: Débora Fransolin e NanoCirco – Milena Pereira, Kuarahy Barretta Fellipe e Zuza Bergamasco | Direção de movimento: Milena Pereira | Direção técnica circense: Zuza Bergamasco | Assistência de produção: Thaíse Pavanni | Coordenação de comunicação: Miguel Von Zuben | Design: Otavio Fantinato | Cenografia: Helô Cardoso e Marcos Laporte | Trilha sonora: Marina Tenório e Mateus Martins | Iluminação: Karen Mezza e Cayene Moreira | Costureiras: Graciete Mary e Maria Lurdes

Serviço

Temporada de estreia | Espetáculo “Travessia”

Datas: 23 (esgotado), 24 (esgotado), 30/set e 01/out

Horário: sempre às 19h

Local: NanoCirco (Rua Tácito Monteiro de Carvalho e Silva, 629, Barão Geraldo, Campinas/SP)

Quanto: grátis | Classificação livre

Ingressos: reservas pelo email travessiaemcena@gmail.com ou 15min antes de cada apresentação no local

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock