Emdec implanta nova reconfiguração no cruzamento Ângelo Simões x Washington Luiz
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) desenvolveu uma nova reconfiguração geométrica no cruzamento das avenidas Ângelo Simões com Washington Luiz, na região do Jardim Leonor. A partir desta quinta-feira, dia 24 de agosto, a conversão direta para a esquerda, da Ângelo para a Washington, será possível. A nova dinâmica entra em operação a partir das 10h. Os investimentos foram da ordem de R$ 155,7 mil.
A medida facilita o acesso para os veículos com destino ao Parque Prado. Antes, o motorista precisava passar pelo cruzamento, fazer o retorno nos pontos possíveis, acessar novamente a Ângelo Simões, agora com destino ao Centro, e entrar à direita no cruzamento. A antiga dinâmica gerava trânsito lento na região, principalmente nos horários de pico e congestionamento na avenida Ângelo Simões. Além da insegurança viária.
A nova reconfiguração foi possível com a implantação de uma baia de acomodação, à esquerda, no trecho de aproximação da Ângelo Simões para a Washington Luiz, no sentido bairro. Para a obra foi utilizada parte do canteiro central. A conversão à direita já é possível.
Semáforo em três estágios
Por conta da nova dinâmica de circulação no cruzamento, a Emdec também realizou a reconfiguração dos semáforos, que agora terão três estágios. Os equipamentos também possuem a tecnologia de câmeras de detecção, para identificar a via com maior movimento de veículos e evitar o estágio “vermelho” ocioso, para não comprometer a circulação e proporcionar maior fluidez viária.
A Emdec também requalificou a acessibilidade na região, com a implantação de rampas, além de local específico para travessia de pedestres. Além disso, os semáforos possuem foco para pedestres, com acionamento por botoeira.