Geral

Emdec cria linha alimentadora 218 ligando os terminais Itajaí e Campo Grande

A linha 218 – Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande (semiexpresso) entra em operação a partir da próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A nova linha será alimentadora, realizando a ligação entre os terminais Itajaí e Campo Grande. Com isso, proporciona aos usuários a integração com as linhas BRT20 (paradora) e BRT21 (semiexpressa). 

Com circulação semiexpressa, a linha 218, além de atender aos dois terminais urbanos, fará parada nas três estações BRS do Corredor BRT Campo Grande – Maracanã, Santa Clara e Concórdia. Essas novas estações entram em operação. A linha circulará pela faixa da esquerda, com embarque e desembarque junto ao canteiro central das vias (lado esquerdo), em nível do piso baixo. 

“Essa representa mais uma etapa de ampliação da operação do Corredor BRT Campo Grande. Com essa nova linha, que faz uma ligação direta entre os terminais Itajaí e Campo Grande, também colocamos em operação as últimas três estações que ainda faltavam liberar, na região. Agora, todas as infraestruturas do BRT Campo Grande estão totalmente em operação. E os moradores da região do Itajaí ganham um acesso direto às linhas BRT”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

Operação 

A linha 218 irá operar nos dias úteis e, também, aos sábados, domingos e feriados. Com um ônibus vinculado a frota, o intervalo entre as viagens será de 20 minutos. O tempo de deslocamento entre os dois terminais é de cerca de 10 minutos. 

O primeiro horário começa às 4h15, no Terminal Itajaí. E o último horário à 1h05, no Terminal Campo Grande. 

Estações BRS 

As estações BRS Maracanã, Santa Clara e Concórdia integram o Corredor BRT Campo Grande. Elas eram as últimas infraestruturas do Corredor que faltavam entrar em operação. 

BRS deriva da sigla em Inglês para Bus Rapid System (Serviço Rápido de Ônibus, na tradução livre para o Português). 

As estações estão localizadas no lado esquerdo da via, no canteiro central. São estações com piso de concreto, com embarque e desembarque no mesmo nível do viário; e o pagamento da passagem é feito de forma embarcada (dentro do ônibus). 

No Terminal Campo Grande operam as linhas BRT20 (paradora) e BRT21 (semiexpressa). A linha BRT20 tem pontos de parada em todas as estações ao longo do Corredor; e circulam, também, pelo Corredor Central (Rótula). Com isso, além de paradas nos terminais Mercado e Central, elas têm pontos nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia. 

A linha BRT21 é semiexpressa, com pontos em locais específicos: estações Rossin, PUC / Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária; além do Terminal Mercado. 

Essas duas linhas, BRT20 e BRT21, também passam pelo Terminal Satélite Íris, ondem operam as linhas BRT25 (paradora) e BRT26 (semiexpressa). 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock