Desfile de carros e ações de promoção à saúde marcam encerramento do Novembro Azul
Para marcar o encerramento da campanha Novembro Azul, em Campinas, a população acompanhou um desfile de carros antigos e ações de promoção à saúde. O evento, organizado pelas secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer, aconteceu neste domingo, 26 de novembro, no Largo do Rosário.
Representando o prefeito Dário Saadi, o presidente da Rede Mário Gatti, o médico urologista Sérgio Bisogni, lembra, porém, que a prevenção e a atenção à saúde devem ser o ano todo. “A gente tem uma campanha que vem anualmente acontecendo e é importante, mesmo no final de novembro, porque é uma campanha contínua. E o resultado a gente vai ver com o número de consultas que vão ser geradas por conta disso”, reforçou.
Foram montadas no Largo do Rosário nove estações de saúde: aferição da pressão arterial, controle de glicemia, orientações sobre a saúde integral do homem, auriculoterapia, vacinação, alimentação saudável, além de testes de Covid, HIV, Sífilis e hepatites. A coordenadora da Saúde Adulto e Idoso lembra que, no Novembro Azul, muitas vezes, somente o câncer de próstata é abordado, mas é preciso ir além. “A gente viu no boletim que saiu que as doenças cardiovasculares estão em primeiro lugar das causas de morte entre os homens. Por isso, todas as estações abordam a promoção da saúde em todos os aspectos”, destacou.
Juntamente com as ações de saúde foi realizado um desfile de carros antigos. Os automóveis, fabricados desde a década de 1920 até 1980, incluindo um Ford 32 e uma série de fuscas, percorreram um trecho da Avenida Francisco Glicério até o Largo do Rosário, onde ficaram expostos até as 12h. “A gente queria trazer um evento que atraísse os homens para as ações voltadas à saúde dele”, contou Osmir Alves, coordenador de Eventos Esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer, sobre a ideia de promover esta ação na cidade.
Campanha Novembro Azul
Com o tema “Prevenção é para os fortes”, a campanha deste ano começou em 5 de novembro e a ação deste domingo contou com a parceria de várias secretarias, Sanasa, Emdec, universidades, sociedade civil, empresas e ainda teve o apoio do empresário Ronaldo Topete.
Nas duas primeiras semanas da campanha, os Centros de Saúde atenderam 14,7 mil homens. A média semanal foi de 7,3 mil e superior aos 5,1 mil da semana anterior à iniciativa. Isso mostra a importância da campanha Novembro Azul, principalmente para estimular a prevenção ao câncer de próstata e a necessidade de cuidado integral com a saúde.