Geral

Delegação da Guiana virá conhecer rede de saúde mental de Campinas

A Secretaria de Saúde recebe em 24 e 25 de maio representantes da Opas (Organização Panamericana de Saúde), delegação da Guiana, para apresentar a rede de saúde mental de Campinas, que foi incluída no Guia de Boas Práticas de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2021.

Além do município, o grupo vai visitar serviços voltados para a saúde mental no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador da Saúde Mental de Campinas, Marcelo Bruniera, a comitiva é composta, principalmente, por gestores da saúde da Guiana que estão em busca de novos modelos para o atendimento em saúde mental.

Guia de Boas Práticas

A Rede Municipal de Saúde Mental de Campinas foi incluída no Guia de Boas Práticas de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, apenas a metrópole do interior paulista e o CAPS da Brasilândia, na cidade de São Paulo, foram citados como modelos no material que traz exemplos de outros municípios do mundo.

Campinas foi incluída, entre outros motivos, por não ter hospital psiquiátrico e trabalhar a saúde mental desde a Atenção Básica até os CAPS (divididos em Adulto, Infantil e Álcool e Drogas) e Consultório na Rua, que podem trabalhar em conjunto com os leitos para tratamento psiquiátrico no Hospital Ouro Verde, rede de urgência e emergência e centros de convivência e geração de renda. Com as medidas adotadas, o tempo de internação diminuiu de cerca de 60 dias para aproximadamente 15 dias e ampliou o acesso ao paciente.

Em 2020, a OMS realizou uma pesquisa no Brasil e o trabalho apontou Campinas como exemplo de boas práticas em saúde mental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock