Cursos Técnicos de Nutrição e Cozinha permite aulas práticas em laboratório
Foto: Juliana Wolf
Os alunos que cursam os técnicos oferecidos pela Fiec são preparados para suprir a demanda do mercado de trabalho e além, de todo suporte pedagógico, a Fiec oferece uma moderna infraestrutura com laboratórios e equipamentos que permitem a prática profissional.
Um exemplo disso, são as aulas de Cozinha e Nutrição que são realizadas em um laboratório completo, composto por duas bancadas, um forno combinado, um fogão industrial e um freezer, além de aproximadamente 11 equipamentos, do qual se destaca, a máquina formadora de salgados, que produz cerca de 4 mil salgados por hora de diversos tipos, como: coxinhas, bolinhas, kibe, croquete, travesseiro, empada, churros, biscoitos, entre outros. O equipamento de porte industrial, fornece aos alunos uma visão de como trabalhar com grande produção de alimentos e como as etapas envolvidas pode diferenciar o aprendizado.
Diferenças entre os cursos
O curso técnico em Cozinha permite que os alunos aprendam diversas técnicas gastronômicas tendo como diferencial as aulas práticas com equipamentos de porte industrial que compõem o laboratório permitindo o conhecimento das funções específicas de um restaurante. A grade curricular permite que os alunos elaborem pratos e cardápios, cortes e métodos de cozimento, com conhecimento aplicado em gastronomia brasileira e internacional, preparações de panificação e confeitaria, técnicas de higiene e manipulação dos alimentos.
Já o curso de Nutrição e Dietética é específico da área da saúde, visa o bem-estar do indivíduo, focando em técnicas que possam contribuir para a qualidade de vida e orientações aos diversos grupos populacionais. Durante o curso o aluno, participa de programas na área de educação nutricional, aprende técnicas dietéticas para o preparo dos alimentos e controle de qualidade higiênico-sanitária no processo de produção de refeições, elabora cardápios, dentre outras atividades.
Preparação para o mercado de trabalho
A coordenadora dos cursos Yara Barbosa, salienta que a interação da teoria à prática faz o diferencial na vida dos alunos, auxiliando-os no preparo para o mercado de trabalho É muito importante que o aluno tenha conhecimento teórico sobre as técnicas, para depois vivenciar a aula prática, assim ele poderá executar da melhor forma o que aprendeu, por isso os professores trabalham com métodos que mostram o mais próximo do que seria um restaurante ou estabelecimento que trabalhe com refeições, conclui.