Comissão divulga projetos selecionados para o V Festival de Música Contemporânea Brasileira
O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que chega à quinta edição em 2018, acaba de divulgar o resultado dos trabalhos selecionados entre as propostas enviadas por diversos profissionais da música de todo o país. Ao todo, foram selecionados 13 propostas de apresentações artísticas e comunicações orais que serão apresentadas durante o evento, de 20 a 24 de março de 2018, em Campinas.
Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico são voltados às obras dos homenageados: o multi-instrumentista Egberto Gismonti e a ganhadora da medalha Villa-Lobos, Marisa Rezende. O edital ficou aberto do dia 15 de setembro a 25 de novembro de 2017, foram enviadas 46 propostas específicas sobre o tema, 25 classificadas e destas, 13 alcançaram as maiores pontuações e irão se apresentar no 5º FMCB. Os profissionais selecionados estão sendo contratados por e-mail e devem confirmar a participação para garantir seus lugares nesta edição.
O Comitê Científico responsável pela seleção dos trabalhos foi composto por profissionais de instituições acadêmicas ligadas à música: Cristina Gerling (UFRGS), Daniel Luiz Barreiro (UFU), Fernando Rocha (UFMG), Ivan Vilela (USP), Liduino Pitombeira (UFRJ), Luiz Costa-Lima Neto (UNIRIO), Maria Bernadete Povoas (Udesc), Pedro Huff (UFPE), Zé Alexandre Carvalho (UNICAMP) com coordenação de Thais Nicolau (Udesc).
FMCB
Com uma estrutura inovadora unindo pesquisa e performance, o festival se tornou um dos eventos culturais mais importantes da cidade de Campinas, reunindo músicos de todo o Brasil e do exterior em homenagem à música brasileira atual. Na edição de 2017 participaram 26 universidades, 240 cidades representadas e mais de 500 mil pessoas alcançadas, presencialmente e pelas redes sociais.
Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras.
Comunicações orais aprovadas
Água e Vinho: a velha mestra e o jovem poeta – Renato de Barros Pinto e Alexandre Fernandez Vaz
A Ginga de Marisa Rezende: processos composicionais em uma de suas obras para grupo de câmara – Potiguara C. Menezes
A sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1977) – Maria Beatriz Cyrino Moreira
Do ensaio ao palco: A “gramática” musical de Mário de Andrade em Egberto Gismonti – Renato de Sousa Porto Gilioli
Mutações e contrastes em duas peças para piano de Marisa Rezende – Tadeu Moraes Taffarello
Notas sobre a trajetória de Egberto Gismonti na ECM entre 1976 e 1995: interações, transculturalidade e identidade artística – Fabiano Araújo Costa
Ressonâncias e Miragem em casa e myths & visions: dois recitais de piano/performances interdisciplinares – Késia Decoté
Apresentações artísticas
A interpretação e o pianismo de Egberto Gismonti em sua obra “Sonhos de Recife – Cândida Borges
Egberto encontra Villa – Claudia Castelo Branco
Egberto Gismonti para violão solo – Daniel Murray
O Brasil de Egberto Gismonti: peças para violão solo – Eddy Andrade da Silva
O clarinete na obra camerística de Marisa Rezende – Matteo Ricciardi
Ponderações sobre a construção interpretativa da peça Contrastes de Marisa Rezende – Tatiana Dumas Macedo
Serviço:
V Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: de 20 a 24 de março de 2018