COM AUXÍLIO DE DRONE, GUARDA CIVIL MUNICIPAL COÍBE REALIZAÇÃO DE EVENTOS EM CHÁCARAS
Em tempos de pandemia por conta do novo coronavírus (COVID-19) onde o período de quarentena deve ser respeitado e isso inclui a não realização de eventos para se evitar a aglomeração de pessoas, a Prefeitura de Monte Mor, por meio da Guarda Civil Municipal, vem desenvolvendo operação com auxílio de drone para coibir no município a realização de eventos, especialmente nas regiões de chácaras.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Adelício Paranhos, com o novo equipamento adquirido pela Guarda Civil Municipal é possível monitorar pelo alto movimentações em chácaras de forma mais eficaz, inibindo a realização de festas neste período de pandemia. “Nosso objetivo é fiscalizar e monitorar em nossas áreas de chácaras as movimentações que indicam a realização de festas e consequentemente aglomeração de pessoas. É fundamental evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, coibir a pertubação do sossego, uma das principais reclamações dos moradores das chácaras’, explicou Paranhos.
No último final de semana, após várias denúncias de moradores das Chácaras Planalto, a Guarda Civil Municipal averiguou a existência de um evento com a presença de mais de 60 pessoas, indo em desacordo com os Decretos que impõem a quarentena no Estado de São Paulo.
Os patrulheiros foram até o local e os organizadores do evento e também proprietária da Chácara tiveram que comparecer na delegacia onde deverão responder pelos artigos 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa) e 330 (tipifica o crime de desobediência, o qual consiste em “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, cuja pena é de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa) do Código Penal, além de estarem sujeitos as sanções Administrativas por parte da Prefeitura.