Eventos

Cia Histriônica de Teatro apresenta temporada de ALMA BOA – Uma Parábola Chinesa pelo interior de São Paulo

A Cia Histriônica de Teatro apresenta, entre os meses de maio e junho deste ano, a temporada do espetáculo ALMA BOA – Uma Parábola Chinesa pelo interior do Estado de São Paulo. Todas as sessões têm entrada gratuita e começam a partir de 5 de maio em Americana, seguindo por Pirassununga, Tatuí e Campinas. (Veja a programação completa abaixo).

Em Alma Boa, os atores e atrizes da companhia, sediada em Campinas, encenam a parábola de Setsuan, escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Na história, três deuses são enviados à Terra para encontrar uma alma boa que justifique a existência do planeta. A partir do encontro com a personagem Chen Te, uma prostituta, a peça se desenvolve trazendo reflexões sobre a sociedade, seus comportamentos e as relações com o outro e consigo mesmo, entre outros temas que vão sendo aprofundados de forma descontraída e reflexiva ao mesmo tempo.

Este ciclo de apresentações celebra os dez anos de existência da companhia e também a mesma idade do espetáculo, que foi concebido originalmente em 2013 e passou por uma grande atualização entre 2015/2016. “É sempre uma alegria imensa para todos nós podermos apresentar Alma Boa. É um espetáculo que traz muitos elementos importantes, desde sua construção, até a mensagem que passa para o público”, afirma Júlia Munhoz, uma das atrizes da Histriônica.

O projeto “Circulação ALMA BOA” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo

Alma Boa é um espetáculo singular. Em uma só montagem, a Cia reúne música, risadas, movimentos coreografados e identificações com os personagens; e ao mesmo tempo reflexões profundas sobre o amor, a convivência, conflitos e comportamentos comuns em sociedade. Setsuan é a cidade onde tudo acontece – mas não é de se espantar a mente relacionar as situações fictícias dali com muito do que se vê acontecer hoje em diversas partes do planeta.

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo é apresentado com música ao vivo de Felipe Macedo e parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para a construção de uma reflexão sobre as relações e comportamentos humanos enquanto sociedade neste planeta.

“O mundo não pode permanecer como está e precisa ser destruído a não ser que se encontre ao menos uma alma boa que o justifique. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram, exceto por um: é uma prostituta”, conta o grupo, resumindo a história retratada no espetáculo.

Os deuses então decidem ajudá-la com uma quantia em dinheiro para que mude de vida mais fácil e seja, enfim, a tão procurada alma boa. Contudo, ao abrir uma pequena loja, Chen Te se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade. 

“No que diz respeito ao mundo em que vivemos, onde as relações interpessoais se dão em função de macro estruturas que definem interesses e necessidades da sociedade, no combate a elas, muitas vezes caímos em contradição”, explica o grupo. “A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ação das personagens”.

Ficha técnica

Elenco: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Graziele Garbuio, Dirceu de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Direção: Dirceu de Carvalho | Trilha musical original: Henrique Cantalogo | Direção musical e execução de trilha ao vivo: Felipe Macedo | Dramaturgia: Dirceu de Carvalho | Figurino: Warner Reis Junior | Confecção de figurinos: Warner Reis Junior e o grupo | Cenografia: Thalita Castro | Iluminação: Marcelo Lazzaratto | Técnica e Operação de luz: Presto Kowask  | Comunicação: Miguel Von Zuben | Design gráfico: Crioula Design

Programação completa

Americana – Teatro Municipal Lulu Benencase

Data: 05* de maio, sexta-feira, 20h

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 696, Jd. Girassol

Quanto: Grátis

*Acessibilidade: LIBRAS

Pirassununga – Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli

Datas: 11 e 12* de maio, quinta e sexta-feira, 20h

Endereço: Av. Painguás, 2014, Vila Guimarães

Quanto: Grátis

*Acessibilidade: LIBRAS

Tatuí – Conservatório de Tatuí

Datas: 26 e 27* de maio, sexta-feira e sábado, 20h

Endereço: Rua São Bento, 415, Centro

Quanto: Grátis

*Acessibilidade: LIBRAS

Campinas – Teatro Municipal Castro Mendes

Data: 01 de junho, quinta-feira, 20h

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Quanto: Grátis

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock