Cia Dança Sem Fronteiras mostra 2 espetáculos diferentes no dia 27 de maio em Campinas
Tradicional passeio de fim de semana dos campineiros, o Centro de Convivência Cultural de Campinas, no bairro Cambuí, vai ganhar um charme especial no sábado, 27 de maio, às 10h. Quem passar por lá verá um espetáculo de dança gratuito com a Cia Dança Sem Fronteiras, de São Paulo. No mesmo dia, porém à noite, o grupo de dança composto por pessoas com e sem deficiência leva o espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino” para o teatro Sesi Amoreiras. Com patrocínio da Bosch, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as atrações são livres e gratuitas.
Na performance “Fresta Poética: Corpo Tempo”, dirigida pela fundadora da companhia, Fernanda Amaral, e criada para espaços abertos, os bailarinos apresentam cenas lúdicas e intrigantes, convidando o público a participar da dança e da brincadeira, criando um espaço diverso e colorido. A ideia é tornar visível as pequenas danças, gestos e afetos do corpo em relação ao espaço, seus habitantes e suas habilidades, tendo como inspiração as relações do concreto que, apesar de sua rigidez, dá espaço para a delicadeza da natureza. Rompendo barreiras e ocupando espaços com a diversidade, os bailarinos nos lembram que corpo e natureza possuem diversas maneiras de resistir às situações e impedimentos do tempo ou falta dele, criando brechas para seguir seu fluxo e mostrando grande resiliência às situações adversas. O espetáculo acontece ao ar livre, em frente ao teatro do Centro de Convivência, no sábado, 27 de maio, às 10h.
À noite, a Cia Dança Sem Fronteiras sobe no palco do teatro do SESI Amoreiras, para uma sessão única do espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino”, às 20h. A entrada também é franca, mas é necessária a retirada antecipada de ingresso pelo site https://www.sesisp.org.br/eventos, a partir do dia 22 de maio. Eles são válidos até 15 minutos antes do início do espetáculo.
Criado entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia e com ensaios online, o espetáculo é marcado pela improvisação, que desempenhou um papel fundamental na criação da dramaturgia e na preparação do elenco. O olho, o olhar, o ver e o ‘não ver’ foram temas da pesquisa de criação da obra, dirigida por Fernanda Amaral, assim como as vivências dos bailarinos e seus processos diários de mudanças e adaptações nos tempos de rígido afastamento social e encontros através de telas.
As composições coreográficas foram cuidadosamente desenhadas, como uma poesia em movimento, levando em consideração os corpos dos bailarinos e suas características únicas. Em conjunto com a trilha sonora e a iluminação, o espetáculo convida o público a lançar um novo olhar sobre a dança contemporânea, ultrapassando rótulos e preconceitos sobre dança e deficiência. “A dança nunca é somente sobre a dança, nem neutra, e sim rica em significados”, afirma Fernanda Amaral, diretora da Cia Dança Sem Fronteiras.
O elemento círculo, representado pela roda que gira, gira e dá voltas, como uma grande ciranda da memória, é peça central no espetáculo, dividido em três olhares. O primeiro é com todo o elenco, o segundo com a aparição dos personagens, e, no terceiro, elenco e personagens se reencontram. Há Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos; Desfocado, que dança com sua roda em sua cadeira de rodas, além de Cecília, Iris e Cornelia, todos isolados em seus círculos, mas também conectados por suas narrativas corporais.
O teatro SESI Amoreiras fica na Av. das Amoreiras, 450, no Parque Itália, em Campinas. É permitida a retirada de até dois ingressos por CPF, e eles são válidos até 15 minutos antes do início do espetáculo.
Sobre a Cia Dança Sem Fronteiras
A Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral. Desde sua criação, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e videodanças pautados na cultura corporal que acolhe o potencial de todos os participantes, a criatividade e a diversidade.
O grupo já realizou mais de doze espetáculos, apresentando-se em mostras e festivais nacionais e internacionais, presencialmente e online. Dentre os prêmios conquistados estão o Prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) em 2013, Prêmio Denilto Gomes- 2020 e em 2021 –– British Council e Unlimited – com a parceria com artista com baixa visão do País de Gales, e em 2022, o Prêmio Dança Acessivel Funarte.
Para conhecer o trabalho com mais detalhes, basta acessar o site http://dancasemfronteiras.com.br/.
Sobre a Bosch
Com quase 70 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo e tem operações divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria “Tecnologia para a Vida”.
O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. Em 128 localidades ao redor do mundo, a Bosch emprega 85 mil colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, sendo que 44 mil são engenheiros de software.
Serviço
Ministério da Cultura e Bosch apresentam
Cia Dança Sem Fronteiras em Campinas
Espetáculo: Fresta Poética: Corpo Tempo
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Centro de Convivência Cultural – Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí
O espetáculo acontece ao ar livre, sem necessidade de retirada de ingressos.
Espetáculo: Ciranda de Retina e Cristalino
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 20h
Local: Sesi Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450
Entrada Franca com retirada de ingressos pelo site: https://www.sesisp.org.br/eventos. (Retirada de até duas unidades por CPF – o ingresso retirado é válido para entrada até 15 minutos antes do início do espetáculo)
Link direto para ingresso: https://www.sesisp.org.br/evento/6e731e63-bc31-48ef-bbbb-7b54ccf9e531/ciranda-de-retina-e-cristalino