Indaiatuba

CD-RMC aprova termo de referência que viabiliza Centro Regional de Meteorologia

Foto: Odair Gonçalves

O termo de referência que viabiliza o convênio entre a Agemcamp e a Unicamp para implantação do Centro Regional de Meteorologia foi aprovado na terça-feira (13) pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O radar meteorológico que será adquirido tem a capacidade de prever e informar sobre eventos naturais extremos e também possibilita uma análise mais completa do clima na Região. O investimento será de R$ 3 milhões, com recursos do Fundocamp.

O novo radar meteorológico será instalado na Unicamp, na área do Cepagri, e auxiliará nas ações da defesa das Defesas Civis Municipais de toda a região.

Com a assinatura do termo de referência, o próximo passo será a assinatura do convênio entre a Agemcamp e a Unicamp e demais trâmites para efetivar a aquisição do radar e implantação do Centro Meteorológico.

Algumas ações em defesa dos direitos das mulheres também foram apresentadas na reunião. O secretário de Segurança de Monte Mor, Adelício Paranhos, apresentou os resultados do projeto Patrulha Maria da Penha no município, que acompanha o cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres com benefícios do Poder Judiciário. O projeto é lei e as ações preventivas são realizadas pela Guarda Civil Municipal.

Do município de Nova Odessa,

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Odessa, Carla Lucena, apresentou o projeto Flor de Lótus, que também é lei e é voltado à proteção de mulheres em situação de violência no município. Tanto a vereadora quanto o Secretário ressaltaram as ações integradas e constantes da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres, gerida pela Agemcamp.

A vacinação contra febre amarela foi outro assunto discutido na reunião do Conselho de desenvolvimento da RMC. A Diretoria Regional da Saúde (DRS-7) informou que o Governo do Estado disponibilizou vacinas em quantidade compatível ao número da população de todo o Estado. Na Região de Campinas será realizado no próximo sábado uma grande campanha para vacinação nos municípios de Artur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. Indaiatuba realizou o mutirão de vacinação contra febre amarela no final de fevereiro.

Na mesma data também foi realizada a primeira reunião dos novos membros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), eleitos em fevereiro. Os membros elegeram o prefeito de Itatiba, Douglas Oliveira, como presidente do Fundo. O Conselho de Orientação foi criado para supervisionar a aplicação dos recursos do Fundocamp, repassados pelo Governo do Estado de São Paulo e pelos 20 municípios da RMC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock