Connect with us

Geral

Campinas tem diversos parques arborizados como opção de passeio no calor

pedalinho

O feriado desta quarta-feira, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, vai ser durante a semana e para aproveitar a data, Campinas tem 25 parques arborizados, com sombra e opção de alimentação em quiosques. Vale a pena lembrar ainda dos cuidados a serem tomados, como tomar bastante água e usar protetor solar. 

“Todos os 25 parques de Campinas são totalmente adensados de árvores porque foram criados sobre remanescente de mata nativa e também foram reflorestados na época de suas urbanizações”, afirmou o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luís Cláudio Mollo, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

Para ter um passeio tranquilo e sem risco, as pessoas devem manter-se protegidas do sol, procurar as áreas de sombra dos parques e tomar bastante água. Os parques têm local para beber água, mas é bom levar uma garrafinha para encher.

Advertisement

O melhor horário para caminhadas é antes das 10h e depois das 16h. Neste intervalo, 10h às 16h, a orientação da Defesa Civil é não realizar atividades físicas ao ar livre. 

Sombra, sorvete e água de coco

Uma das opções é o Bosque dos Jequitibás, que funciona das 6h às 18h, o parque tem bastante sombra, com muitas árvores e quiosques que vendem sorvete, água de coco e muitas guloseimas. Tem parquinho para as crianças e academia ao ar livre – também na sombra para os adultos. O endereço é Rua Coronel Quirino, s/n, Bosque.

Advertisement

A Pedreira do Chapadão, aberta das 6h às 21h, é alternativa para quem mora na região do Jardim Chapadão e quer fazer uma caminhada no final da tarde ou tomar um sorvete na área coberta após o almoço. A Pedreira fica na av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Chapadão.

O tradicional Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), que funciona das 5h às 21h, é outra opção. Dentro, e em volta, do parque há lanchonetes e quiosques com lanches, pastéis, sorvete e a tradicional água de coco. Nesta quarta-feira, o parque funciona em ritmo de final de semana. Quem quiser vai poder passear de pedalinho na lagoa, das 9h às 17h. A caravela também estará aberta à visitação no mesmo horário. O passeio custa R$ 5,00 por pessoa e tem capacidade de ocupação de duas por vez.O endereço é avenida Heitor Penteado, 1.671, Parque Taquaral. 

O Parque das Águas, na avenida Paulo Corrêa Vianna, 438, no bairro Parque Jambeiro, funciona das 6h às 20h e também é uma boa opção para contemplar a natureza e caminhar no período da manhã ou do fim da tarde. 

Advertisement

Na região de Barão Geraldo, tem o Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho, a Lagoa da Unicamp. Fica na avenida Dr. Luís de Tella, s/n, Cidade Universitária, Barão Geraldo. O espaço tem um quiosque e muitas árvores com sombra para descansar. Fica aberto das 6h às 18h. 

No Ouro Verde, o destaque é o Parque Dom Bosco localizado na av. Comendador Emílio Pieri, s/n, Vida Nova, Ouro Verde. Funciona das 6h às 21h. Já na Vila União, a população pode aproveitar o Parque Luciano do Valle, na rua Paulo Viana de Souza, s/n, Vila União. O espaço abre das 6h às 21h. 

Confira no site do DPJ, na aba “Parques e Bosques Municipais”, todos os parques do município, endereços e horários de funcionamento, em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare