Campinas participa do Festival das Cidades Amigas, promovido por Fuzhou
Campinas participará do Festival das Cidades Amigas, que será realizado nos dias 8 e 9 de junho, pela cidade chinesa de Fuzhou. O objetivo é promover um intercâmbio cultural entre dez cidades-irmãs espalhadas pelo mundo. O evento será 100% on-line e, além de Campinas e de Fuzhou, contará com a participação de Nagasaki (Japão), Liege (Bélgica), Semarang (Indonésia), Sibu (Malásia), Omsk (Rússia), Hobart (Austrália), Tacoma e Honolulu (Estados Unidos). Cada uma das participantes apresentará vídeos sobre as principais atividades relacionadas à cultura.
Campinas participará com três vídeos. O primeiro será exibido no dia 8 de junho, na abertura do festival, com uma saudação do prefeito Dário Saadi.
Já no dia 9, serão apresentados dois vídeos culturais: um sobre a Orquestra Sinfônica Municipal e outro sobre Hip Hop. O material foi produzido em parceria entre o Departamento de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Cultura.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, o festival reforça o relacionamento entre as cidades-irmãs, além de confirmar a importância de Campinas no cenário mundial. “Temos a missão de mostrar todas as vantagens de se investir em Campinas, que é um dos maiores polos financeiros e tecnológicos do Brasil, e essa integração com outras cidades mundiais também passa pela cultura. Por isso, apresentar nossa riqueza cultural tem um papel importante nesta aproximação com outros mercados”.
De acordo com a secretária de Cultura, Alexandra Caprioli, a participação de Campinas vai levar para o festival um novo olhar sobre a cultura brasileira. “O Brasil é muito conhecido pelo samba e pelo carnaval, mas é importante mostrar que também temos tradição na música erudita com belíssimas orquestras, como a nossa de Campinas. Além disso, será exibido também um vídeo sobre o hip hop, uma vertente que tem muita força entre os jovens, e que representa princípios de união e de inclusão social”.
Já Evelyn Chen Yao, do Departamento de Relações Internacionais da prefeitura de Fuzhou, discorreu sobre a expectativa do evento. “Será um momento muito especial de integração com cidades de oito países, e estamos muito entusiasmados com esse diálogo cultural”.