Campanha do Agasalho 2023 de Campinas começa com doação de mil roupas
A Campanha do Agasalho 2023 de Campinas teve início nesta quarta-feira, dia 3, com a doação de mil peças de roupas pelo Supermercado Higa. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, privilegiou a cerimônia e agradeceu ao empresário Noritimi Higa, um dos 14 parceiros.
Saadi destacou a importância da solidariedade para o sucesso da iniciativa e destacou que a Campanha do Agasalho é marcada pela impessoalidade. “Repassamos às Organizações da Sociedade Civil para que essas instituições façam as doações, pois o que queremos é garantir dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou.
A Campanha do Agasalho conta com o apoio de 14 instituições: Câmara Municipal de Campinas e a TV Câmara, o Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo (Ciesp) o Diário Campineiro, a Eletromídia, o Grupo EP e suas empresas Cidade ON, CBN Campinas, G1 e EPTV, o Hora Campinas, o Recap (Sindicato do comércio varejista de derivados), a Sanasa e a TV Thati/Record.
Este ano o slogan é “Quanto mais Amor, Mais Calor!”. Um hotsite foi criado especialmente para a iniciativa: https://campinas.sp.gov.br/campanhadoagasalho.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a pasta busca o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também procura promover a autonomia desse público. “Nós queremos a progressão social e ela acontece não só através da solidariedade, mas também de política pública, que desenvolvemos por meio das famílias registradas no Cadastro Único”, concluiu.
O propósito da Campanha do Agasalho é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população em situação de vulnerabilidade. A Campanha irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. As instituições interessadas em receber pontos de coleta devem telefonar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281. Cerca de 100 pontos de coleta já estão inscritos para este ano, com possibilidade de ampliação.
No dia 20 de maio, será realizado o Dia D no Paço Municipal. No decorrer do sábado, equipes da Prefeitura e de grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos.
As principais preocupações são com a doação de roupas masculinas e cobertores. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos alerta também para a importância de não se doar roupas em mau estado de conservação.
As doações de roupas e cobertores serão encaminhadas aos serviços que atendem a população em situação de rua, serviços localizados nos bairros (Cras), abrigos municipais e para entidades parceiras da Prefeitura de Campinas.