“Caminhos para o Futuro” é bem recebido pela população em situação de rua
O primeiro dia do projeto “Caminhos para o Futuro”, que começou nesta quarta-feira, 8 de março, teve boa receptividade da população em situação de rua no Centro de Campinas e registrou 173 atendimentos.
“A ideia é aproximar os serviços do Poder Público Municipal para essa população tão vulnerável. A acolhida, observada já nesse primeiro dia, está fazendo a diferença para nós”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Reunindo servidores da Assistência Social, da Saúde, da Segurança Pública e da Educação, o projeto “Caminhos para o Futuro” consiste em um mutirão de atendimento à população em situação de rua no Centro de Campinas, das 9h às 17h. A mobilização ocorre na Praça Ruy Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, e continuará esta semana até sexta-feira, dia 10, sempre das 9h às 17h. Semana que vem, as equipes voltam a se reunir no mesmo local na quarta, quinta e sexta-feira no mesmo horário.
Foram montadas quatro tendas para abrigar as equipes de atendimento. Uma série de serviços são oferecidos ali. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, reforçada pela equipe do SOS Rua, oferece abrigo, vales para o Bom Prato, atendimento do Centro Pop e o Programa Recomeço. A Secretaria de Saúde está presente com uma equipe para realizar atendimentos do Consultório na Rua e encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A Secretaria de Educação disponibiliza cursos de alfabetização para a população adulta em situação de rua, promovidos pela Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária). Na próxima semana, o grupo será reforçado por uma equipe do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), para encaminhamento de oportunidades de emprego.