Câmara aprova projeto e Campinas pode fazer parte do consórcio de vacinas
A Câmara Municipal aprovou na manhã desta quinta-feira, 11 de março, o projeto de lei que autoriza Campinas a fazer parte do consórcio público para aquisição de vacinas contra Covid-19. A votação foi feita em duas sessões extraordinárias e todos os vereadores presentes votaram a favor da proposta.
O projeto agora segue para sanção do prefeito Dário Saadi.
A instituição do consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conta com a manifestação de interesse de mais de 1,7 mil municípios do país, o que abrange 125 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 60% da população.
Na justificativa do PL, o prefeito destacou a urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, “não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”.
“É urgente que todas as pessoas sejam vacinadas, para que possamos frear a pandemia e evitar mais mortes”, disse Saadi. “Mas enquanto isso não acontece, a população precisa colaborar cumprindo as medidas sanitárias, usando máscaras e, principalmente, evitando aglomerações. Combater o coronavírus é responsabilidade de todos”, completou.
Os recursos necessários para a compra desses itens podem vir de diversas fontes, entre recursos municipais, repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares, e doações advindas de fontes nacionais e internacionais.