avenida campos sales

As atividades de requalificação da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, serão retomadas parcialmente hoje (3), com a realização de trabalhos de acabamento em alguns trechos das calçadas, sem a presença de maquinário.

Durante esta primeira semana de janeiro, os passeios permanecerão desimpedidos para a circulação dos pedestres. Esta fase da obra foi mantida ao longo do mês de dezembro, com uma pausa durante as festas de Natal e Ano Novo.

Já as intervenções mais impactantes no viário serão reiniciadas na segunda-feira, 8 de janeiro. Os trabalhos de recapeamento serão realizados no lado esquerdo da via, abrangendo o trecho entre a Senador Saraiva e a Francisco Glicério.

As obras que afetam diretamente a via foram suspensas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 15 de dezembro, visando minimizar os impactos no comércio durante as compras natalinas, atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

O projeto teve início em janeiro do ano passado (2023), e o prazo de conclusão permanece fixado em 12 meses.

Fase final da requalificação

Na fase final, ao longo do mês de janeiro, a Avenida Expedicionários passará por reconfiguração geométrica e requalificação das calçadas. O trecho entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Andrade Neves receberá requalificação asfáltica, das calçadas e da iluminação pública, seguindo o mesmo padrão adotado no restante da via.

Está prevista ainda a conclusão da instalação de abrigos nas proximidades da Rua Álvares Machado, e, no trecho posterior à Senador Saraiva, será implantada ciclofaixa, sinalização horizontal (solo) e vertical (placas), além de balizadores de tráfego. A etapa final contemplará também trabalhos de paisagismo e a instalação de mobiliário urbano, como floreiras, e a adição de mais câmeras de monitoramento.

O que já foi concluído nas obras da Avenida Campos Sales

Etapas já concluídas incluem a retirada dos postes da antiga rede aérea de energia e telecomunicações em toda a via, com a ativação das novas redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações e de iluminação pública.

No trecho entre a Andrade Neves e a Francisco Glicério, os novos postes de iluminação LED estão operacionais, com complementações em alguns pontos. Além disso, foram finalizados os trabalhos de fresa e requalificação asfáltica entre a Andrade Neves e a Senador Saraiva, com sinalização horizontal; e realizados parcialmente entre a Senador e a José Paulino.

Também foram concluídas a fixação do calçamento, a instalação de semáforos e abrigos de ônibus padrão “Glicério”, e a praticamente conclusão da implantação de pavimento rígido da faixa exclusiva de ônibus, com o início da sinalização cicloviária no trecho entre a Onze de Agosto e a Senador Saraiva.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook