Connect with us

Geral

Obras na Avenida Campos Sales são retomadas hoje

avenida campos sales

As atividades de requalificação da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, serão retomadas parcialmente hoje (3), com a realização de trabalhos de acabamento em alguns trechos das calçadas, sem a presença de maquinário.

Durante esta primeira semana de janeiro, os passeios permanecerão desimpedidos para a circulação dos pedestres. Esta fase da obra foi mantida ao longo do mês de dezembro, com uma pausa durante as festas de Natal e Ano Novo.

Já as intervenções mais impactantes no viário serão reiniciadas na segunda-feira, 8 de janeiro. Os trabalhos de recapeamento serão realizados no lado esquerdo da via, abrangendo o trecho entre a Senador Saraiva e a Francisco Glicério.

Advertisement

As obras que afetam diretamente a via foram suspensas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 15 de dezembro, visando minimizar os impactos no comércio durante as compras natalinas, atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

O projeto teve início em janeiro do ano passado (2023), e o prazo de conclusão permanece fixado em 12 meses.

Fase final da requalificação

Na fase final, ao longo do mês de janeiro, a Avenida Expedicionários passará por reconfiguração geométrica e requalificação das calçadas. O trecho entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Andrade Neves receberá requalificação asfáltica, das calçadas e da iluminação pública, seguindo o mesmo padrão adotado no restante da via.

Advertisement

Está prevista ainda a conclusão da instalação de abrigos nas proximidades da Rua Álvares Machado, e, no trecho posterior à Senador Saraiva, será implantada ciclofaixa, sinalização horizontal (solo) e vertical (placas), além de balizadores de tráfego. A etapa final contemplará também trabalhos de paisagismo e a instalação de mobiliário urbano, como floreiras, e a adição de mais câmeras de monitoramento.

O que já foi concluído nas obras da Avenida Campos Sales

Etapas já concluídas incluem a retirada dos postes da antiga rede aérea de energia e telecomunicações em toda a via, com a ativação das novas redes subterrâneas elétrica, de telecomunicações e de iluminação pública.

No trecho entre a Andrade Neves e a Francisco Glicério, os novos postes de iluminação LED estão operacionais, com complementações em alguns pontos. Além disso, foram finalizados os trabalhos de fresa e requalificação asfáltica entre a Andrade Neves e a Senador Saraiva, com sinalização horizontal; e realizados parcialmente entre a Senador e a José Paulino.

Advertisement

Também foram concluídas a fixação do calçamento, a instalação de semáforos e abrigos de ônibus padrão “Glicério”, e a praticamente conclusão da implantação de pavimento rígido da faixa exclusiva de ônibus, com o início da sinalização cicloviária no trecho entre a Onze de Agosto e a Senador Saraiva.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare