Sextou com volta às aulas: 1º dia tem acolhimento com entregas de uniformes e materiais

O “sextou” nas escolas municipais de Campinas foi com volta às aulas neste 6 de fevereiro. A abertura do ano letivo de 2026 nas 182 unidades sob gestão exclusiva da Secretaria de Educação foi marcada por acolhimento, atividades culturais e entregas dos uniformes e kits de materiais para garantir mais conforto e organização para os estudantes e famílias.

As unidades educacionais foram orientadas a promover a integração da comunidade e o fortalecimento de vínculos socioemocionais. O prefeito Dário Saadi acompanhou o primeiro dia de atividades na Emef/EJA Geny Rodrigues, no bairro São Bernardo, onde os alunos e alunas foram recebidos com música, decoração de boas-vindas e mensagens de incentivo.

“É um dia especial. Estamos fazendo um esforço para que as escolas de Campinas sejam cada vez melhores”, afirmou o prefeito. 

Ele foi acompanhado pela secretária de Educação de Campinas, Patrícia Adolf Lutz, que conversou com as famílias e professores ao fazer entregas simbólicas dos uniformes e kits.

“Todo planejamento foi feito com muita dedicação, sabemos a importância dos estudantes serem acolhidos de uma forma lúdica, criativa, com uniformes e materiais. Este ano teremos um plano pedagógico inédito, com abordagens de temas importantes e conectados com a sociedade, e teremos diálogo permanente com as comunidades”, explicou a secretária.

O modelo de volta às aulas é igual nas 84 escolas em que há parceria da Educação com organizações da sociedade civil ou com atividades mantidas por instituições colaboradoras. Cada uma definiu o próprio calendário para abertura do ano letivo e todas devem cumprir 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Cuidado e economia

“Foi um acolhimento muito bom, é tudo o que a família precisa. Mostra muito do interesse da escola nos nossos filhos”, ressaltou a gerente de vendas Simone Simão de Oliveira sobre a volta às aulas. Ela é mãe da estudante Valentina, de 10 anos.

O tom de alegria também foi compartilhado pela servidora pública Tereza Cristina Rocha de Souza, mãe do aluno Liam, também de 10 anos. “Foi formidável a recepção”.

A dona de casa Aline Bueno acompanhou as filhas Daniele e Isabele, de 9 anos e 4 anos respectivamente. Para ela, as entregas dos materiais e uniformes beneficiam as famílias principalmente em dois aspectos. “Facilita a organização e a gente economiza”, destacou.