A Secretaria Municipal de Educação de Campinas encerra nesta sexta-feira, 17 de outubro, o período de inscrições para o pré-cadastro de intenção de vagas na Educação Infantil 2026. O processo é destinado a crianças menores de 6 anos e também deve ser realizado pelos responsáveis que desejam transferir alunos da rede particular para creches municipais.

Como fazer o pré-cadastro na Educação Infantil em Campinas

Os responsáveis podem realizar o pré-cadastro de duas formas:

  • Online, no site: precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br
  • Presencialmente, em escolas municipais de Educação Infantil ou em unidades colaboradoras conveniadas à Secretaria Municipal de Educação.

O procedimento é obrigatório antes da efetivação da matrícula e garante que a criança seja incluída no sistema de classificação para futuras vagas.

Documentos necessários para o pré-cadastro

Para realizar o cadastro, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento da criança (com número do CPF);
  • Documento com foto do responsável legal;
  • Comprovante de endereço (preferencialmente conta de água);
  • Cartão do NIS, para beneficiários do programa Bolsa Família.

A lista de escolas municipais e unidades colaboradoras conveniadas pode ser consultada no site: mapainfantil.campinas.sp.gov.br, onde é possível buscar instituições por bairro, endereço e acessar telefone e e-mail de contato.
 

Critérios e funcionamento da classificação

Embora o pré-cadastro não garanta a vaga imediata, ele é o passo inicial para a classificação da criança em uma das 178 escolas municipais de Educação Infantil ou nas 44 entidades colaboradoras.
 

A alocação das vagas será feita conforme a disponibilidade de cada escola e seguindo critérios definidos pela Secretaria de Educação, como:

  • Situação de vulnerabilidade social;
  • Inserção no Programa Bolsa Família;
  • Proximidade da residência da criança com a unidade escolar.

Rematrícula é automática para quem já está na rede

As crianças já matriculadas na rede municipal não precisam realizar o pré-cadastro, pois a rematrícula é automática. A Secretaria Municipal de Educação de Campinas é responsável por 223 escolas, sendo 178 unidades de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O município também conta com 44 instituições colaboradoras, totalizando 64.171 alunos matriculados.