Projeto RAC-Sanasa premia nove projetos ambientais em três categorias
No Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira, 22 de março, foram anunciados os nove projetos vencedores da 16ª edição do Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental. A cerimônia de premiação foi realizada no Hotel Nacional Inn e contou com a presença do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e do presidente do Grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), Ítalo Barioni, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
A 16ª edição recebeu 38 inscritos nas categorias Empresa, Poder Público e Voluntários. As três melhores ações de cada categoria receberam troféus. Os projetos de responsabilidade ambiental foram publicados entre os meses de maio de 2022 e janeiro deste ano no Correio Popular.
Durante o evento, o presidente da Sanasa destacou o papel fundamental que a empresa exerce em defesa do meio ambiente por meio do Programa de Redução de Perdas. Ele anunciou que, desde o início da ação, em 1994, a empresa já deixou de retirar 611 bilhões de litros de água dos rios com a substituição de 450 quilômetros de rede. “Hoje, nosso índice de perdas chega a 20,2%, colocando Campinas no patamar das melhores cidades do mundo. Para os próximos quatro anos vamos trocar mais 450 quilômetros”, garantiu Manuelito.
O presidente do Grupo RAC, por sua vez, destacou a importância do Prêmio para o progresso de Campinas. “O avanço tecnológico deve acontecer com responsabilidade ambiental, por isso é importante reunirmos pessoas interessadas na sustentabilidade”, afirmou Barioni.
O presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Luiz Rossini, mencionou a importância de se garantir a distribuição de água de maneira justa para toda a população. “A Sanasa tem feito isso com maestria, o Programa de Redução de Perdas é fundamental”, ressaltou.
Confira abaixo a lista dos projetos vencedores e a classificação de cada um deles:
Categoria Empresa
Ouro: Centro empresarial associa negócio à sustentabilidade (Parque Corporativo Bresco Viracopos)
Prata: Empresa desenvolve tecnologia e produz cosméticos sustentáveis (S Cosméticos do Bem)
Bronze: Alta tecnologia é uma aliada da sustentabilidade (CPQD)
Categoria Poder Público
Ouro: Hospital e unidades de saúde são abastecidos por energia solar (Prefeitura de Nova Odessa)
Prata: Unicamp é laboratório vivo de tecnologia pró-sustentabilidade – Campus Sustentável (Unicamp)
Bronze: Valinhos recolhe embalagens de agrotóxicos de produtores rurais – Projeto Dia Verde-Azul (Prefeitura Municipal de Valinhos)
Categoria Voluntários
Ouro: Mulher poliniza saberes seguindo exemplo das abelhas (Zum Zum Verde)
Prata: Esperança é cultivada em horta suspensa (Projeto Gente Nova)
Bronze: Café orgânico, saboroso e que ajuda a regenerar o solo (Sítio “Flor da Lua”)